ELEIÇÕES. Enfim, PMDB gaúcho definirá o nome do candidato que vai para o sacrifício. Será um graúdo?
O “script” aponta para esta terça-feira o anúncio do candidato do PMDB ao Senado. Relembrando: na última quinta, o então concorrente, Beto Albuquerque, do PSB, renunciou para ser o vice de Marina Silva – após a morte de Eduardo Campos. Ao ato estavam presentes os partidos da coligação, que tem a liderança do peemedebista José Ivo Sartori (governador) e José Paulo Cairoli, do PSD (vice).
De pronto, se soube que a ideia de Marina era ter Pedro Simon, seu principal (e talvez, hoje, o único graúdo peemedebista gaúcho) apoiador pelas bandas do Rio Grande, como o nome a substituir Beto. De pronto, se anunciou que o cardiologista vetava a campanha eleitoral do veterano de 85 anos e um sem número de mandatos.
E daí? Daí, um a um, os potenciais nomes a concorrer foram declinando? Ibsen Pinheiro, que prefere manter sua disputa à Assembleia Legislativa, foi o primeiro. Germano Rigotto, rifado por Simon e pela direção partidária no início da discussão, já no final de 2013, deu o troco: está fora. E, por fim, José Fogaça. Disputando vaga na Câmara dos Deputados, expôs publicamente suas discordâncias com os formuladores do partido e não admite sequer falar do assunto.
E daí?
Daí que as reuniões prosseguem, sem parar, nos bastidores. E uma certeza já existe, dentro próprio partido (não, não espere declarações públicas: mesmo que seja um figurão, o candidato entrará na briga já debilitado. E em condições precárias, politica e, como disse um militante ao editor, no final de semana, financeiramente prejudicado. Afinal, como encontrar doadores de campanha para o Senado, se nem o partido acredita na possibilidade de furar a polarização hoje evidente entre Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT)? Pooois é.
Será uma terça-feira bastante interessante, convenhamos. Afinal, fecha-se, ufa, a relação de candidatos gauchos a algum cargo, em outubro.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.