AssembleiaEstadoSanta MariaTragédia

INCÊNDIOS. A desidratada – e bem menos rigorosa – ‘Lei Kiss’ está prestes a entrar em vigor no Rio Grande

Parece que isso já foi esquecido. E olha que foram 242 meninos e meninas massacrados
Parece que isso já foi esquecido. E olha que foram 242 meninos e meninas massacrados

O editor não cansa de dizer: o governo e os deputados desmoralizaram um trabalho de mais de seis meses, fruto de intensa participação de todas as partes envolvidas, e desidrataram uma lei que era muito boa. De repente, por pressão de prefeitos e entidades empresariais, abriram mão de um resultado que permitiria dizer que o Rio Grande do Sul seria modelo de segurança e prevenção de incêndios.

Agora, já há manifestações acerca dos efeitos da “nova” Lei Kiss. É feita, basicamente, por familiares das vítimas da tragédia e até pelo Ministério Público. Um dos pontos contestados é a possibilidade de os municípios emitirem alvarás provisórios (que, ninguém duvide, podem virar permanentes) para locais “de menor risco”. Mas, creia, não é o único ponto em que os parlamentares se micharam e acabaram reduzindo o ótimo resultado anterior.

O jornal Diário de Santa Maria trouxe em sua edição de final de semana um importante e elucidativo material a respeito disso, a par da informação de que tudo poderá entrar em vigor rapidamente. Vale conferir a reportagem assinada por Lizie Antonello. A foto é do arquivo do sítio. A seguir:

Regulamentação da Lei da Kiss está pronta

A minuta do decreto que regulamentará a nova legislação estadual de prevenção contra incêndio, a chamada Lei da Kiss, está pronta. O Grupo de Trabalho da Casa Civil, responsável por elaborar as regras de como será aplicada e fiscalizada a lei, concluiu o texto com pelo menos 45 resoluções e encaminhou ao Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio. O decreto passa a valer assim que for publicado pelo governo do Estado.

O conselho é formado por profissionais de engenharia e arquitetura, entre outros, e foi criado para dar consultoria. O grupo tem reunião marcada para o dia 28, quando deve emitir um parecer sobre a minuta. Depois, a regulamentação volta para o Grupo de Trabalho, que pode alterar o texto ou não.

A publicação do decreto não tem data definida, mas pode ocorrer ainda em setembro, quando o incêndio na boate Kiss, motivador da mudança na legislação, completará um ano e oito meses. Uma pesquisa feita a pedido do Diário mostra a opinião dos santa-marienses sobre a tragédia. Uma das respostas mostra que 66,7% dos entrevistados deseja que o prédio onde funcionava a boate vire um memorial…

…A maioria das cidades gaúchas aguarda a regulamentação para adequar as legislações municipais, segundo a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

– Os municípios não estão emitindo licenças, porque as leis municipais não estão de acordo com a nova lei estadual – disse Esteder Jacomini, assessor jurídico da Famurs…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

OBSERVAÇÃO: O DSM impõe um limite máximo de notícias que você pode acessar gratuitamente. A partir dele, só com assinatura digital. Desenhando: pagando.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo