Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEstado

MÍDIA. Até então a mais antiga do RS, saiu do ar na quinta a Rádio Pelotense, com quase 100 anos

Venda do terreno da antena e a migração para FM ainda em aberto, as causas

Reproduzido do portal especializado Coletiva.Net (*)

Inaugurada em 6 de junho de 1925, com 98 anos de trajetória, a rádio Pelotense 620 AM deixou de ser a emissora mais antiga do Rio Grande do Sul na quinta-feira, 31 de agosto. O veículo encerrou as atividades. Conforme apuração da reportagem de Coletiva.net, os motivos para o fechamento estariam ligados à venda do terreno onde está instalada a antena AM e à falta de finalização do processo de migração para o FM. Além disso, a empresa acumula dívidas de mais de R$13 milhões, conforme o Balanço Patrimonial de 2022

Conforme explicou um comunicador atuante, a direção negociou o local onde fica a antena, situado em uma área nobre de Pelotas, na entrada da Praia do Laranjal. “Começaram a tramitar para passar ao FM, só que, entre entregar o terreno e concluir o processo, não houve tempo hábil.” Conforme o profissional, a gestão da rádio afirmou que continuará tentando passar para o FM. Ainda assim, avisou os integrantes do fim e demitiu todos os funcionários.

Os avisos prévios começaram a ser dados no final de julho. De acordo com o presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, Ricardo Malheiros, são 11 os radialistas afetados. Para tanto, o dirigente esteve na cidade, para acompanhar e dar todo o suporte nas homologações no término da atividade. 

Atuação dos sindicatos

Malheiros disse ter se envolvido com a questão, inclusive tentando ajudar com contatos do Ministério das Comunicações (MCom) para o suporte na regularização na nova frequência. Afinal, o diretor-geral, Paulo Luiz Barcelos Góz, e a diretora administrativa, Luciana Fonseca De Góz Markus, pai e filha, revelaram a ele que não entregarão a concessão. Ainda de acordo com o líder sindical, ambos estão há mais de um ano tentando realizar a migração. 

Existe a especulação sobre interessados na compra da rádio, mas não foi possível confirmar a informação com os diretores. A reportagem do portal tentou contato com Luciana em diferentes oportunidades, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. Apesar de acompanhar o processo e estar em contato com os donos da rádio, o SindiRádio, por meio da assessoria de imprensa, disse que não se manifestará.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) tem acompanhado a tramitação, apesar de não ter participação direta no processo dos profissionais, por não haver mais nenhum sindicalizado na Pelotense. Conforme a diretora Niara de Oliveira, o último vinculado ao Sindjors foi desligado alguns meses após a rádio ter encerrado o departamento de Jornalismo e Notícias, em março de 2022. Na época, foram 11 demissões. “Comecei a apuração porque é lamentável ver veículos tradicionais fechando”, frisou. Ela adiantou que ainda conversará com os compradores do terreno e com a herdeira da rádio para ter mais detalhes. 

Despedidas

Foi apurado que os primeiros avisos foram cumpridos com dois operadores de áudio – um deles também é locutor e plantonista esportivo -, que tiveram seus últimos dias de trabalho na quarta-feira passada, 23. “Começou o velório, com os primeiros saindo de fato”, relatou um ex-integrante da rádio, que mantém contato com colegas.

Segundo o comunicador, que reside no município, a comunidade local também está triste e reagiu “pessimamente”. “É a líder disparada no segmento do esporte, que é muito forte aqui. E é uma rádio de programação muito antiga. As pessoas estão muito acostumadas a ouvir os mesmos programas e os mesmos locutores há anos”, justificou.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) Publicada no portal Coletiva.Net, originalmente, na quarta-feira, 30 de agosto, foi atualizada cronologicamente, para publicação agora.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Problema das radios não é só mudança de paradigma com os Tik Tok e Youtubes da vida. Hoje é possivel acessar radios mundo afora. Vide aldeia, radialistas com 250 anos de profissão. O nicho de audiencia existe, mas diminui porque as pessoas vão morrendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo