EducaçãoUFSM

UFSM. Ex-reitor, Felipe Müller, defende continuidade do processo seriado do Vestibular, inclusive com o PS1

Como se sabe, entidades empresariais estão buscando no Judiciário a manutenção da primeira prova do Processo Seriado do Vestibular na UFSM. A decisão ainda não foi tomada pela Justiça Federal, na consulta feita há 10 dias (e na qual já se manifestaram a instituição e os advogados das organizações).

O ex-reitor, Felipe Martins Müller, em artigo publicado originalmente no Portal BEI (do qual este sítio é parceiro), no final da tarde desta segunda-feira, defende a continuidade do PS1. Mas não é apenas isso. Inclusive porque, se houver essa prova, na prática o concurso Vestibular será mantido por pelo menos mais três anos. Müller também avança para outras questões, como as cotas e, por fim, manifesta sua ideia de que, talvez, seria “mais produtivo aguardarmos avanços no ENEM”, antes de aderir a ele por completo.

Alguma dúvida? Bueno, então o jeito é ler o artigo do professor, na íntegra. Vale a pena, mesmo que, se for o caso, para discordar. A seguir:

vestibular felipePS?

Parece que está para começar outra novela judicial envolvendo a Universidade Federal de Santa Maria e, como ela está tratando as críticas que está recebendo como revanchismo, temos a dizer que a eleição na UFSM acabou e, democraticamente, aceitamos o resultado da consulta a comunidade, onde vencemos no segmento docente, e não concorremos ao pleito nos Conselhos Superiores. Portanto, vamos ultrapassar o processo eleitoral e nos preocupar com o bem de nossa instituição, e se as críticas existirem, que o trabalho e as realizações às calem.

Voltando ao tema e acreditando que qualquer mudança requer cuidados e deve ser feita de modo a não gerar falsas expectativas e de modo gradual, mas principalmente respeitando as regras vigentes, tanto internas quanto externas. Espero que nossa proposta seja entendida como um caminho a ser considerado e, se não for acatada, que seja discutida e considerada como mais uma contribuição de quem preza muito a nossa instituição.

O processo seletivo da UFSM tem uma história de mais de 25 anos de credibilidade e com uma inserção positiva nas escolas de ensino médio de sua área de abrangência. O processo atual chamado de Programa Seriado (PS1, PS2 e PS3) proporciona aos alunos finalizando cada um dos anos do ensino médio possa fazer uma prova específica dos seus conteúdos e, caso queira fazer isso de uma única vez, ao final do terceiro ano do ensino médio pode fazê-lo (respondendo simultaneamente as três provas). O processo atual, idealizado e implantado durante a gestão do atual presidente da COPERVES, Prof. Edgar Cesar Durante e qualquer mudança nisso deveria passar por ele e sua equipe, conforme reza o regimento da UFSM.

Para isso, sugerimos um caminho, lembrando que as provas PS1, PS2 e PS3 devem ser mantidas até o fim dessa modalidade de ingresso, o que se pode é, gradativamente, não permitindo a inscrição nelas. Então, mantenham como está esse ano, e a partir do próximo certame iniciem a sua extinção, se assim for a vontade dos conselhos superiores. Em três anos a universidade estaria apta a discutir novas formas de ingresso, sem estar exposta a uma chuva de ações judiciais…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Para os que choram pelas perdas e acham a democracia injusta!!
    " (…) Todos os dias é um vai-e-vem
    A vida se repete na estação
    Tem gente que chega prá ficar
    Tem gente que vai
    Prá nunca mais…
    Tem gente que vem e quer voltar
    Tem gente que vai, quer ficar
    Tem gente que veio só olhar
    Tem gente a sorrir e a chorar
    E assim chegar e partir… "
    Milton Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo