CONGRESSO. Dos 27 senadores eleitos, 19 serão novidades. Uma delas vai aqui do Rio Grande do Sul

Dos 27 senadores eleitos neste domingo em todo o Brasil, cinco se reelegeram e três já exerceram o mandato em outra legislatura. Os demais são todos novidades, inclusive o gaúcho Lasier Martins, do PDT – que, por sinal, está entre as siglas que mais elegeram representantes para a chamada “Câmara Alta”.
Só não é novidade, conhecidos os resultados das urnas, é o predomínio do PMDB, que segue sendo a maior bancada do Senado, seguido pelo PT. Para saber mais do que decidiu o eleitor e como ficará esta casa do parlamento, vale conferir o material produzido e publicado originalmente no portal Congresso em Foco. A foto é do Feicebuqui. A seguir, um trecho:
“PMDB foi o partido que elegeu mais senadores; veja como ficará o Senado…
… Maior partido do Senado na atual legislatura, com 19 nomes, o PMDB foi o partido que mais emplacou representantes entre os 27 senadores eleitos para a próxima legislatura. Foram cinco (veja lista abaixo), entre os quais uma reeleita, Kátia Abreu (TO). Ao todo, são 19 novos senadores. Alguns velhos conhecidos da Casa: cinco foram reeleitos e três já exerceram o cargo em outra legislatura.
Depois do PMDB, o PSDB e o PDT foram os que mais elegeram representantes para a próxima legislatura, que terá início em fevereiro de 2015. Os partidos, que já dispõem de 12 e seis nomes na Casa, respectivamente, elegeram quatro representantes cada – alguns reeleitos, como Alvaro Dias (PSDB-PR).
Em seguida, com três representantes eleitos cada, figuram o PSB e o DEM, partidos que já dispõem de quatro senadores. Desse grupo, Maria do Carmo Alves (DEM-SE) foi a única reeleita, e exercerá o terceiro mandato consecutivo.
Três partidos elegeram dois representantes cada: PT (que já tem 13), PTB (seis) e PSD (um). PP, que tem cinco nomes atualmente, e o PR, que tem quatro, elegeram apenas um representante para a próxima legislatura…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
O universo não existe para nosso gáudio e conveniência. E o racional para uns é a asneira para os outros. Para meu gosto o quadro eleitoral para o Senado deveria estar de cabeça para baixo.
Ai, ai, ai , aaaaaaaiii,
Me lembrei da fábula "A Raposa e as Uvas". Estas, mais de mesa.
Pederneiras em Brasília!