CongressoEleições 2014

CONGRESSO. Dos 27 senadores eleitos, 19 serão novidades. Uma delas vai aqui do Rio Grande do Sul

Lasier Martins, um dos 19 novos senadores
Lasier Martins, um dos 19 novos senadores

Dos 27 senadores eleitos neste domingo em todo o Brasil, cinco se reelegeram e três já exerceram o mandato em outra legislatura. Os demais são todos novidades, inclusive o gaúcho Lasier Martins, do PDT – que, por sinal, está entre as siglas que mais elegeram representantes para a chamada “Câmara Alta”.

Só não é novidade, conhecidos os resultados das urnas, é o predomínio do PMDB, que segue sendo a maior bancada do Senado, seguido pelo PT. Para saber mais do que decidiu o eleitor e como ficará esta casa do parlamento, vale conferir o material produzido e publicado originalmente no portal Congresso em Foco. A foto é do Feicebuqui. A seguir, um trecho:

PMDB foi o partido que elegeu mais senadores; veja como ficará o Senado

Maior partido do Senado na atual legislatura, com 19 nomes, o PMDB foi o partido que mais emplacou representantes entre os 27 senadores eleitos para a próxima legislatura. Foram cinco (veja lista abaixo), entre os quais uma reeleita, Kátia Abreu (TO). Ao todo, são 19 novos senadores. Alguns velhos conhecidos da Casa: cinco foram reeleitos e três já exerceram o cargo em outra legislatura.

Depois do PMDB, o PSDB e o PDT foram os que mais elegeram representantes para a próxima legislatura, que terá início em fevereiro de 2015. Os partidos, que já dispõem de 12 e seis nomes na Casa, respectivamente, elegeram quatro representantes cada – alguns reeleitos, como Alvaro Dias (PSDB-PR).

Em seguida, com três representantes eleitos cada, figuram o PSB e o DEM, partidos que já dispõem de quatro senadores. Desse grupo, Maria do Carmo Alves (DEM-SE) foi a única reeleita, e exercerá o terceiro mandato consecutivo.

Três partidos elegeram dois representantes cada: PT (que já tem 13), PTB (seis) e PSD (um). PP, que tem cinco nomes atualmente, e o PR, que tem quatro, elegeram apenas um representante para a próxima legislatura…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. O universo não existe para nosso gáudio e conveniência. E o racional para uns é a asneira para os outros. Para meu gosto o quadro eleitoral para o Senado deveria estar de cabeça para baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo