Eleições 2014PartidosPolítica

PALPITES? Consultoria prevê aumento da influência peemedebista, PT com maior bancada e volta do DEM

Michel Temer, presidente do PMDB e, por enquanto, vice da República: partido fortalecido
Michel Temer, presidente do PMDB e, por enquanto, vice da República: partido fortalecido

A Arco Advice é uma das consultorias mais conhecidas no setor político, prestando serviços a um punhado de empresas graúdas, além de governos e personalidades em geral. Conhecidas e, diga-se, respeitadas. Assim, ainda que se possam fazer restrições aqui e ali, é inegável a influência da avaliação de seus consultores.

E o que eles dizem, faltando menos de três semanas para o pleito, em primeiro turno? Que o PMDB vai aumentar sua influência, com um acréscimo no número de governos estaduais e na bancada do Senado, que o DEM, com a provável vitória na Bahia, ganha visibilidade que não tinha, que o PT vai ampliar a sua bancada na Câmara dos Deputados, e…

Bem, vale conferir, mesmo que seja para discordar, o material originalmente publicado no portal Congresso em Foco. A reportagem é de Bruna Serra, com foto de Valter Campanato, da Agência Brasil. A seguir, um trecho:

PMDB deve sair maior da eleição deste ano…

As eleições de 2014 devem ampliar a força do PMDB no cenário político nacional, aumentando a presença do partido nos governos estaduais e no Congresso Nacional. Um estudo da Arko Consultoria estima que a sigla vai alcançar o maior número de governadores e senadores neste ano. O PMDB, segundo o estudo, deve ampliar de sete para dez o número de governos estaduais que comanda.

Apesar de o PT ocupar a presidência da República, é o PMDB quem mais se beneficia da influência da gestão do governo federal, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. “O PMDB extrai sua força eleitoral estadual das regiões Norte e Nordeste, onde a influência do governo federal é mais intensa. Mesmo na presidência da República, o PT aparece como favorito apenas em um estado do Nordeste e em nenhum do Norte”, diz o estudo.

O partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve perder espaço nos estados, mas continuará com a maior bancada da Câmara dos Deputados.

Em 2010, o PT elegeu cinco governadores e, na corrida eleitoral deste ano, está à frente nas pesquisas no Acre, onde Tião Viana tenta a reeleição, e em Mato Grosso do Sul e no Piauí, onde os senadores Delcídio AmaralWellington Dias disputam o posto, respectivamente.

O PT tem chances ainda em Minas Gerais, onde o partido pode ter sua vitória mais significativa se derrotar o candidato do PSDB, Pimenta da Veiga. O tucano é o candidato do presidenciável Aécio Neves (PSDB). Minas é o estado onde o embate entre PT e PSDB é mais acirrado.

A consultoria diz ainda que uma eventual derrota do PSDB em Minas terá grande simbolismo nacional, apesar da provável vitória do partido em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Os tucanos elegeram oito governadores em 2010. A previsão da Arko é que o PSDB conquiste de quatro a sete governos estaduais em outubro próximo, consolidando-se como o segundo partido com maior número de governadores do Brasil.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O fundador da Arko é Murillo de Aragão que é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. A análise deve ser bastante isenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo