EducaçãoUFSM

PESQUISA. Projeto do curso de Estatística da UFSM busca fazer o mapa da criminalidade em Santa Maria

Para o gosto do editor, talvez fosse o caso de integrar outros cursos da UFSM, que poderiam sem dúvida oferecer um aspecto mais social ao trabalho, para além dos meros números. Não, não é crítica, apenas um apontamento acerca do projeto de pesquisa importante que é desenvolvido na instituição, por professores do curso de Estatística.

Mas, enfim, do que se está falando? Confira você mesmo, num trecho do material distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. O texto não está creditado. A seguir:

Projeto mapeia criminalidade em Santa Maria

A criminalidade em Santa Maria é o foco de um projeto desenvolvido pelos professores Ana Lúcia Souza Silva Mateus e Augusto Maciel da Silva, ambos do curso de Estatística. A ideia, que está em prática desde 2013, visa mapear os crimes, descobrir quais bairros têm maior propensão a cometê-los e, dessa forma, chamar a atenção dos órgãos públicos para a situação.

Santa Maria é uma cidade universitária, de transição, então é preciso ficar atento ao número de crimes cometidos em seus bairros. Os homicídios, que estão em constante alta, e a questão dos entorpecentes são focos da pesquisa. E para entender melhor as causas da criminalidade, é preciso também mapear as relações entre os bairros, “identificar as áreas de maior risco e saber se um bairro está relacionado ao outro ou não, se tem ou não a ver o fato de um ter tido mais mortes que o outro ou se este ser rico e esse ser pobre influência.”, explica a professora Ana Lúcia…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo