LUNETA ELETRÔNICA. Praça limpa, Joaquim vetado, cadê o Turismo?, caminhões, Prefeitura e docentes…
* Cerca de 5 mil eleitores que têm seu domicílio fora do Rio Grande se habilitaram a votar em trânsito, aqui no Estado, para Presidente da República, no próximo domingo.
* Exclusivamente para eles há 10 seções nas comunas com mais de 200 mil eleitores. Duas delas delas serão em Santa Maria e vão uncionar na Igreja Metodista (rua Tuiuti 2033). As demais estão em Porto Alegre (4), Pelotas (2), Caxias do Sul e Canoas.
* Um bom exemplo da militância dos petistas e seus aliados, na noite de segunda-feira, quando do comício do qual participaram os candidatos Tarso Genro e Olívio Dutra.
* Um grupo deles, após o ato político com os concorrentes ao Piratini e ao Senado, decidiram fazer uma operação limpeza, deixando a Praça Saldanha Marinho praticamente da mesma forma que a encontraram.
* E essa?! A OAB do Distrito Federal rejeitou o pedido do ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, para ter um registro e exercer a advocacia.
* Até onde vai o bestunto (e também o arquivo) do editor, trata-se de atitude inédita o indeferimento assinado pelo presidente da seção do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ibaneis Rocha.
* A alegação é de que a conduta de Joaquim “feriu a ética profissional”. Ele citou os desagravos feitos pela OAB a advogados “ofendidos” por Barbosa, na presidência do STF.
* Bueno, o fato é que o ex-chefão do Supremo, para poder virar advogado terá que recorrer ao Conselho Federal da OAB ou, veja só, à Justiça.
* A chuva atrapalhou e só oito, das 12, placas indicativas foram colocadas no perímetro central anunciando a restrição ao trânsito de caminhões pesados no centro da cidade.
* Conforme nota da assessoria de imprensa da Prefeitura, o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, informou que numa segunda etapa também serão colocadas placas menores, verticais, “específicas em cada esquina de acesso à área delimitada’. Aguardemos.
* A nota também reitera que, mesmo que o Decreto restritivo já esteja valendo, os fiscais adotarão “postura de orientação”. E os caminhões que estejam nos locais serão levados a deixar o local.
* A Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores projeto que concede 2,15% de reajuste salarial aos professores. O percentual, segundo o Executivo, complementa a reposição de 5,91% concedida em maio.
* Com isso, os docentes da rede municipal passariam a receber o Piso Nacional da Categoria, agora na integralidade. A nota só não esclarece se o reajuste é retroativo.
* De todo modo, o projeto será apreciado pelos edis, que nesta terça fizeram inclusive uma sessão extraordinária, para aprovar projetos. Quer saber quais? Clique AQUI.
* Pra fechar, uma pergunta: o curso de Turismo do Centro Universitário Franciscano-Unifra foi fechado? Suspenso? Coisa parecida?
* Bueno, pelo menos ele não foi oferecido no vestibular de inverno nem agora, no maior de todos, de verão. Para lembrar: a secretária de Turismo do município é (ou era) professora do curso.
* O fato é que para uma cidade que quer desenvolver o setor, convenhamos, não recomenda bem o fechamento, paralisação ou o que for, de um curso como esse. Ponto.
Concordo plenamente com a Mercedita em relação aos militantes do PT e essa digna atitude de limpar a praça depois do comício do seu partido. Quanto ao Joaquim Barbosa esta colhendo o que plantou.
""Ele tem o direito de atuar como advogado. A OAB deve garantir a Barbosa o pleno exercício de seus direitos fundamentais, algo que ele nem sempre garantiu aos réus""
GGN,01/10/2014
Parabéns a esses militantes do PT por darem um exemplo de cidadania e civilidade mostrando que querem uma cidade e um mundo mais limpo.
No começo da implantação do polo automotivo de Curitiba uma instituição particular ofertou curso de especialização em engenharia automotiva (ofertou em Joinville também). Era preciso aumentar a oferta de mão de obra rapidamente. Quando o polo se consolidou, a federal de lá começou a implantar a graduação. Instituições particulares tem mais flexibilidade para criar e extinguir cursos. Surge a demanda, aparece a oferta. É só observar o caso do curso de turismo e o caso de Silveira Martins (e talvez outros cursos nos outros campi).
E achar que um curso de turismo vai incentivar a atividade sem pontos turísticos é ingenuidade.
Elogio para petistas por aqui é o que não falta.
Joaquim era magistrado na epoca das ofensas, o código de ética que deveria observar é o da magistratura. Que não é "fiscalizado" pela OAB.
Também não é atitude inédita. Aqui no RS, para citar um caso, um ex-integrante do DOI-CODI teve pedido de registro negado há muitos anos atrás. Contratou um advogado e conseguiu o registro sem muita dificuldade. Afinal, todo juiz, desembargador e ministro pretende advogar quando largar a toga. E não vai querer ter seu registro negado porque desagradou meio dúzia de advogados, coisa fácil de acontecer.
Diz que o curso foi visto em Miami, aproveitando a folga…