LUNETA ELETRÔNICA. Moções de volta, Teatro é tombado, subprefeitura quase, Assembleia, Arquivo…
* Interessante. Se o bestunto do editor não espirocou de vez, o tombamento de um imóvel histórico como o do Theatro Treze de Maio não deveria ser em Santa Maria?
* Bueno, feita a digressão, pois o decreto foi ASSINADO em festival de turismo realizado em Gramado, na sexta-feira, fiquemos com o fato: o Theatro está tombado. O que significa, por exemplo, que deve ser conservado com suas características originais.
* E isso é o que importa, afinal: o Treze de Maio agora, de fato e de direito, é considerado Patrimônio Histórico e Cultural do município.
* Saúde-se: parece estar voltando à normalidade, enfim, a Câmara. E, embora não haja projeto algum em votação, as moções de congratulações estão de volta. Há duas previstas para esta terça, conforme o Boletim Legislativo 068/2014, que traz a Ordem do Dia da sessão.
* Além das eventuais manifestações dos edis (sim, a TV Câmara também está a pleno, de novo), há dois fatos a registrar, na reunião desta terça.
* Um é a ocupação da Tribuna Livre pelo pastor Adão Lemos, que vai falar sobre as atividades sociais da Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria.
* Outro é o Expediente Nobre. Nele, por iniciativa da vereadora Sandra Rebelato, será homenageado o Movimento Apostólico de Schoenstatt, por seus 100 anos.
* Taaaalvez, porém, o que de mais importante chega do Legislativo é a denúncia do edil petista Luciano Guerra, líder da oposição. Segundo ele, o lugar onde funcionava a subprefeitura de Camobi, na rua João Machado Soares, está em “completo abandono”.
* Conforme nota de sua assessoria, “além do matagal e da falta de segurança, principalmente à noite, o lugar serve de abrigo para moradores de rua e para o tráfico e consumo de drogas’.
* Ainda, conforme Guerra, “uma outra sala é alugada no bairro para abrigar a subprefeitura, inclusive com um custo alto de aluguel. Esse lugar pode se tornar um ponto de referência para atividades que valorizem as pessoas e não a criminalidade, como é hoje”.
* Na Assembleia, ao que tudo indica, as três MATÉRIAS que seriam votadas há duas semanas e não foram, porque as duas sessões foram suspensas, serão apreciadas nesta terça.
* Há um veto total e dois projetos de lei à espera da manifestação dos deputados. A decisão sobre se serão ou não votados acontece no final da manhã, na tradicional reunião de líderes partidários com a Mesa Diretora do Legislativo.
* Das 136 mil inscrições no RS, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) obteve 5.391 mil inscritos para ingresso em 2015.
* Destes, 2.327 mil são para o Ensino Fundamental, 2.714 mil para o Ensino Médio (todas as modalidades) e 350 inscritos para a Educação Profissional. Pena que o material não discrimina os municípios, para saber, por exemplo, quantos são em Santa Maria.
* Entre 5 a 13 de janeiro, o candidato deverá confirmar a matrícula na escola o qual foi designado (a confirmar na página da web da Secretaria de Educação em 30 de dezembro).
* O Arquivo Histórico Municipais completa 56 anos no dia 22. Para comemorar a data, a instituição realizará o V Encontro dos Pesquisadores em 2, 3 e 4 de dezembro. O evento já se tornou tradicional, principalmente para os cursos de História e Arquivologia.
* As inscrições para ouvinte ou comunicador estão abertas até o dia 26 de novembro e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
* Os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 28 deste mês, junto como a data e horário das apresentações. Quem quiser mais informações, inclusive a programação e como podem ser feitas as inscrições, basta clicar AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.