EconomiaSanta Maria

EMPRESÁRIOS. Uma mescla de (raros) dinos e (vários) novatos vai dirigir a Cacism

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria é, looonge, a principal e mais articulada entidade de representação de Santa Maria. Não apenas por ter já passado dos 100 anos, mas sobretudo porque ainda reúne a massa crítica do empresariado da boca do monte. Sua palavra vale. E é ouvida. Inclusive porque faz.

Paulo Ceccim, que já dirigiu a entidade e organizou as últimas edições da Feisma, será o presidente
Paulo Ceccim, que já dirigiu a entidade e organizou as últimas edições da Feisma, será o presidente

A Cacism, por exemplo, é a grande responsável pelo crescimento da Feisma, que ela organiza. E que ajudou a pagar (embora algumas palavras demagócias e fáceis dos últimos dias) o que é hoje o Centro Desportivo Municipal. Aliás, haveria apenas um pavilhão, o primeiro, não fosse a entidade empresarial e o principal evento da cidade.

Pois, agora, há uma coisa interessante acontecendo com esta que já foi uma vetusta instituição. Se coloca uma interessante renovação nos quadros de direção. E não é, exatamente, de sopetão. Mas são inequívocos os sinais de mudança a caminho.

Se é verdade que alguns dinos do empresariado (e não pela idade, mas pelo tempo de militância) despontam na liderança, o fato é que são vários os novatos em entidades de qualquer tipo que agora são incorporados à direção que será eleita nesta quinta-feira.

Aliás, até mesmo uma certa (e muito bem vinda) diversidade ideológica (se é que isso tem importância) se torna perceptível. Está duvidando? Então confira a chapa única inscrita e veja quantos nomes que você não conhece (porque nem sempre estão nos jornais) se incorporam à nova diretoria. A seguir, a lista completa:

PRESIDENTE – Paulo Ceccim

VICE –  Ademir José da Costa

VICE COMÉRCIO – Valnei Beltrame

VICE INDÚSTRIA – Luiz Fernando do Couto Pacheco

VICE SERVIÇOS – Paulo Brondani

DIRETORES

Maria Gorete Moretto

Liange Pinheiro

José Henrique Seabra 

Luciano Ribas

Jeferson Kraetzig

Cláudio Schimitz

Norberto Da Cás

André Prestes

Marcelo Zampieri

Humberto Schaich Tombesi

Renor Beltrami

Luiz Alberto Cassol

Rodrigo Décimo

Odilo Marion

Francisco Back

Debora Stecker

Alexandre Lima

Mário Gaiger

Juliano Vendrúsculo

Valmor Christman

ADENDO CLAUDEMIRIANO: vários dos nomes acima não estão na chapa oficial inscrita para concorrer à eleição de amanhã. Mas todos eles atuarão como diretores, com funções definidas pelo presidente

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Com o Paulo Ceccim de presidente, a Cacism estará muito bem representada. É uma pessoa que trabalha 24 horas por dia sempre com ousadia e criatividade. Sua saída da Secretaria de Turismo deixa saudades.

  2. Nomes de peso e idéias arejadas. É exatamente disso que estamos precisando em Santa Maria. Parece-me, em um primeiro momento, que poderemos ter uma bela sacudida na maneira de pensar no futuro da urbe, não só no plano comercial e industrial como também no planejamento urbano e cultural. O leque de futuros diretores é amplo, e promete!

  3. Também não conheço o Sr Cecin pessoalmente, todavia adimiro sua competencia e responsabilidade em relação ao trabalho.

  4. o Paulo Cecim é uma pessoa muito preparada e competente em tudo que trabalha, sabe escolhre muito bem seus assessores e não é dado a demagogia nem adulação, tem projetos muito bem elaborados e pensa na cidade como um todo, a Cacism está em um rumo muito promissor.

  5. o Paulo é uma pessoa que admiro e acredito transformará a cidade, assim como o fez quando Secretário na área de Turismo (não isso que acontece hoje). Aliás uma sugestão ao Executivo Municipal, façam um convênio com a CACISM e passem para ela a elaboração de um plano de turismo para SMA. Quero direito autoral quando a idéia começar a dar lucro.

  6. parabens ao paulo ceccin sangue novo na cacism . se ele mudar a cacism o jeito que ele mudou a feisma vamos ele vai fazer muita gente trabalhar incluo neste gente o poder publico tanto legislativo quanto executivo.

  7. Prezado Jornalista Claudemir!
    É só a minha opinião, não conheço o Sr Paulo Ceccim Pessoalmente mas acompanho sua trajetória e acho que pela primeira vez vamos ver sair faísca ((e das grandes )) nos assuntos de interesse da cidade principalmente no que envolver prefeitura e câmara. Saiam de perto!
    É esperar para ver. E eu quero ver! pois é preciso acordar os acomodados e inoperantes!
    Abraço ao Jornalista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo