PrefeituraSanta MariaSegurança

PROPOSTA. Contra a pichação em SM, multas ainda mais severas – extensivas aos pais, no caso de menor

Gabinete de Gestão: aumento das punições administrativas, com reflexo também nos pais
Gabinete de Gestão: aumento das punições administrativas, com reflexo também nos pais

Os grupos formados em reunião anterior apresentaram suas conclusões acerca das ações a ser feitas para combater a pichação e o vandalismo em Santa Maria. Foi no encontro desta segunda-feira do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), composto de autoridades de todos os níveis e com a participação de entidades representativas da comunidade.

A principal medida concreta sugerida foi a ampliação, via legislação municipal, da punição administrative, via multas – que também poderia atingir aos pais e responsáveis, nos casos em que houver menor envolvido. O que, diz-se, boa parte dos casos registrados.

No encontro, também, houve outras discussões, inclusive sobre medidas tomadas por autoridades de segurança e criticada por vereador, como você pode conferir no material produzido e distribuído pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura. O texto é de Ana Bittencourt, com foto de João Alves. A seguir:

GGI-M discute ações efetivas para coibir ações de vandalismo e depredação do patrimônio

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), instância que discute e propõe ações integradas de prevenção e enfrentamento à criminalidade, insegurança e sossego público, reuniu-se em um novo encontro na manhã desta segunda-feira (17). Participaram órgãos de segurança pública com atuação em Santa Maria, secretarias de município, Câmara de Vereadores e entidades da sociedade civil organizada.

Ony Lacerda, responsável por conduzir os trabalhos, ao lado do Superintendente de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, Luiz Elinton Cordenuzi, iniciou a reunião a partir da explanação e análise do que foi discutido em dois grupos de trabalho. O Grupo 1 tratou sobre vandalismo, pichação e sossego público. Já o Grupo 2 analisou questões como criminalidade, regime semi-aberto, câmeras de videomonitoramento e central de comando.

Dentre as ações elencadas para coibir ações de vandalismo e pichação, o Grupo 1, formado por entidades como Prefeitura, Polícia Civil, Adesm (Fórum Temático de Segurança), Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Cacism e Câmara de Vereadores, estão a possibilidade de alterar a legislação a partir da implantação de multas administrativas mais severas para quem pratica tais ações e também para casos de reincidência. A criação de legislação municipal que oferece penalidades de cunho educativo a menores infratores, estendida também aos pais ou responsáveis.

Em seu relato, o Grupo 2 esclareceu aos presentes sobre a possível transferência de 40 apenados do regime fechado para Santa Maria. O representante da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Armando Alves Maciel, explicou que a ação foi indeferida pelo Poder Judiciário, após parecer desfavorável emitido pela Susepe…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Basta olhar Delegacias de Policia e prédios próximos.
    Não sei se algum prédio da Brigada ou Exército estão pichados…
    Quando se perde o respeito pela Polícia o que sobra para população?

  2. Principalmente porque os pais com dinheiro contratarão advogados para discutir as multas. E os sem dinheiro não terão como pagar as multas.
    E aí criam uma comissão para "simbolizar" que algo está sendo feito. Vai dar nada.

  3. Qualquer cidadão que já tenha sido vítima dessa chinelagem chamada pichação, ao ler esse post com as conclusões e possíveis ações contra pichadores, ficará com a sensação de que NADA MUDARÁ.Santa Maria continuará entregue aos "pilotos de spray".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo