EducaçãoUFSM

ENEM/SISU. Pedido de vista só adia o que todos já consideram certo: o Vestibular vai acabar na UFSM

Vestibular acontecido entre os dias 12 e 14 deve ter sido o último, nos moldes atuais
Vestibular acontecido entre os dias 12 e 14 deve ter sido o último, nos moldes atuais

É verdade que também há o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura Interdisciplinar Indígena do Cesnors, que precisa ser votado – por conta de um pedido de vista. Mas, ninguém duvida, o principal assunto da reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que acontece na manhã desta terça-feira, será mesmo a decisão em torno da forma de ingresso na UFSM.

Como também é considerado certo que, por ampla maioria, o CEPE decidirá pelo fim do vestibular assim como o conhecemos. Manterá os processos seletivos 2 e 3, mas para apenas 20% das vagas disponíveis. Os 80% restantes serão preenchidos via Exame Nacional do Ensino Médio e o ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Aliás, parecer da relatora das comissões que trataram do assunto vai exatamente nesse sentido, como você confere no material publicado neste final de semana no jornal A Razão, a propósito da reunião do Conselho acontecida na sexta. A foto (de arquivo) é de Carolina Reichert. A seguir:

CEPE adia decisão sobre a forma de ingresso na UFSM

Ainda é uma incógnita para todos se a Universidade Federal de Santa Maria vai aderir, ou não, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso dos estudantes à instituição. Na manhã dessa sexta-feira, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM reuniu-se para votar o processo.

Durante o encontro, foi lido o parecer da relatora do processo, Ceres Karam Brum, pelo qual as comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Legislação e Normas do Cepe, de forma unânime, sugerem que o conselho aprove integralmente a solicitação apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd): substituição do Processo Seletivo Seriado (PSS) pelo Sisu a partir de 2015 para cumprir a decisão do Cepe de 22 de maio de 2014; reserva de 20% das vagas de cada curso de graduação para o PSS em 2015 e 2016; e extinção gradativa do PSS a partir de 2015, permitindo somente a abertura do PS2 e PS3 em 2015 e do PS3 em 2016.

O assunto poderia ter sido resolvido ainda na sessão, entretanto, houve um pedido de vista por parte de um conselheiro, que alegou a necessidade de discutir mais o assunto. Conforme o reitor, Paulo Afonso Burmann, que presidiu a sessão, é importante que o tema seja discutido o mais breve possível. Portanto, a decisão será tomada na próxima terça-feira, 23, a partir das 8h30, em sessão extraordinária do Cepe…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo