Eleições 2016PartidosPolítica

ROLO NO PT. Corrente majoritária rejeita Fabiano e quer Valdeci ou nome novo, que ‘até’ pode ser Werner

Valdeci tem a preferência de Pimenta, cuja corrente (majoritária no PT/SM) admite o nome de…
Valdeci tem a preferência de Pimenta, cuja corrente (majoritária no PT/SM) admite o nome de…

Há coisa de 10 dias, o processo começou. NOTÍCIA do sítio dava conta da posição do grupo interno do petismo, o “PTLM”, de lançar o nome de Fabiano Pereira como pré-candidato a prefeito. Foi um reboliço. Afinal, a ideia da agremiação (ou pelo menos da maioria dos dirigentes) era jogar a discussão apenas para meados do próximo ano.

De lá para cá, é um zunzunzum só, nos bastidores. Houve reunião do Diretório Municipal, que manteve a decisão de jogar tudo para 2015. No encontro, nada de oficialização das pretensões de Fabiano, que detém apenas 20% dos votos internos. E ficou o dito pelo não dito. Quer dizer, na parte pública. Intramuros, porém, a agitação é total.

Nos últimos dias, com fontes diversas, o editor obteve informações sobre a posição do grupo majoritário (tem controle numérico do Diretório e da Executiva) na sigla, o PT Amplo e Democrático, que tem como principal líder o deputado federal Paulo Pimenta. E também obteve informações “em off”, sobre o processo interno de definição da candidatura petista para a sucessão de Cezar Schirmer.

…Werner, mas a aproximação deste com Fabiano seria um elemento inibidor para apoio formal
…Werner, mas a aproximação deste com Fabiano seria um elemento inibidor para apoio formal

Os pontos a seguir são informação. Logo em seguida, você terá a avaliação claudemiriana. Acompanhe:

1) O nome que o PT Amplo apoia como candidato a prefeito é Valdeci Oliveira. Mas há prazo para isso. A corrente já deu conta ao deputado estadual que pretende aguardar uma decisão dele até maio.

2) Na hipótese do Valdeci recusar-se, o PT Amplo oferecerá um nome ao Partido. O primeiro deles é o do próprio Paulo Pimenta, mas Helen Cabral, que concorreu em 2012, é a alternativa.

3) A corrente liderada por Pimenta entende que o PT não deve impor aos possíveis aliados a obrigatoriedade de ter o candidato a prefeito, podendo também compor uma aliança como vice. E esta é, talvez, a grande novidade nesse processo. Afinal, significaria ao petismo abrir mão da cabeça de chapa.

4) Por contadisso, os “amplistas” defendem a expansão do diálogo com diferentes setores da comunidade para, como disse literalmente um dos ouvidos pelo editor, “uma aliança ampla e representativa com condições de ter estabilidade política para realizar um governo de reconstrução de Santa Maria”.

5) O “Amplo” também entende que os nomes do PT devem ter “liderança, capacidade de diálogo , trânsito, densidade eleitoral e experiência de gestão para serem apresentados para avaliação dos demais partidos.” E,

6) O único nome que não conta com qualquer apoio da corrente hoje majoritária no PT é exatamente Fabiano Pereira, que dispõe-se a candidatar-se.

AVALIAÇÃO CLAUDEMIRIANA:  Com base no que disseram as fontes ligadas ao Amplo, mas que preferem não se identificar, parece absolutamente claro que, a continuar o atual status quo interno no petismo, para Fabiano Pereira virar candidato – pelo menos via PT – terá que convencer parte do “Amplo” (que até aqui tem sido monolítico), Valdeci Oliveira (e a corrente “Unidade na Luta”), o grupo “Movimento PT” e toda a chamada esquerda petista, que seria, entre outras correntes, a Democracia Socialista (DS) e a Articulação de Esquerda (AE). O que é, convenhamos, muito pouco provável.

De outra parte, o editor apurou que setores petistas trabalham com a ideia de apoio a Werner Rempel (do PPL), mas isso é dificultado por conta da aproximação dele com Fabiano. Parece claro que, se Werner quiser o apoio petista teria que afastar-se do líder do PTLM. O editor considera também essa hipótese bastante improvável. No entanto, política é… política.

Por fim, a possibilidade de um nome “novo”, um “Fernando Haddad” (atual prefeito de São Paulo e que empolgou os petistas a ponto de vencer a eleição), teria que vir, convenhamos, “do além”. Em 2010, consta, chegou-se a pensar em (e até sondar) Walter Jobim Neto, atual provedor do Complexo Hospitalar Dr Astrogildo de Azevedo. Este não deixou a ideia prosperar. Agora, os bastidores falam em Paulo Burmann. Gente bastante ligada ao reitor da UFSM, ouvida pelo sítio, disse que a ideia de Burmann é completar o mandato de quatro anos. Portanto…

Portanto, o nome tende a ser mesmo o de um petista. Ou, mais remotamente, Werner Rempel. E não Fabiano. Valdeci Oliveira? Depende do deputado. Aguardemos!

OBSERVAÇÃO: as fotos que ilustram essa nota foram retiradas dos perfis dos personagens, no Feicebuqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. Penso que: quanto ao nome temos um tempo relativo para pensar;
    precisamos de programa de governo amplo sim… mas à esquerda para Santa Maria,
    Por que se for beleza, estamos todos muito feio na foto,
    Precisamos de algo além de personalidades, ou que seja… mas com um programa político, construído desde baixo, além do PT. E porquê não, além dos partidos mas com setores inteligentes da sociedade santamariense à esquerda!

  2. Helen Cabral e Fabiano Pereira iriam reforçar a bancada de vereadores. Isso é ter um projeto coletivo de poder. Acho que falta humildade para ambos

  3. Quer dizer que se depender do PT Amplo, Fabiano Pereira não será mais nada, nunca? Depois quando se fala que o PT é o mesmo que outros partidos, com os caciques mandando, tem gente que acha exagerado.

  4. Fabiano, quer um conselho sai imediatamente do PT, se tu ficar esta morto politicamente, e tu saindo vai concorrer por outro partido e ninguem te ganha, em 2016 tu é o nosso prefeito, vem o caso do Dr. Osvaldo Nascimento, se tivesse ficado no PMDB, não seria prefeito de novo, essa gente te odeia larga.

  5. Verner é candidato. Pimenta e Valdeci, que teriam força para competir com ele, não ganham nada indo para a prefeitura. Helen e Fabiano já saem derrotados antes de começar.
    No caso de aliança com Rempel, apontariam o vice. Parece que Fabiano já é candidato a vice também. Mas nada impede que seja Helen.
    Se achassem um "Haddad", quem seria(m) o(s) "Lula(s)"?
    Paulo Burmann tem rejeição na cidade, ele encampou o final do vestibular. Não importa se era inevitável, se iria acontecer no futuro. Ainda por cima, a confusão que ocorreu aumentou o desgaste.

  6. Eu acredito que os nomes de Werner Rempel e de Cezar Gehm são excelentes para as próximas eleições municipais. Como não tenho partido, acredito que votaria em qualquer um dos dois.
    Eu acho que Santa Maria precisa de um prefeito que pense para o futuro, no desenvolvimento da cidade, atração de novas indústrias, empreendimentos, construções de áreas de lazer, chega de pensar pequeno…já bastam os pessimistas de plantão, como alguns que temos aqui no site..os que sempre torcem contra.
    O Valdeci foi um bom prefeito, o Pimenta seria um ótimo prefeito, mas duvido que concorra.

  7. RATIFICANDO: Sinceramente o PT Nacional e os que fazem parte dele(TENDÊNCIA) e são maioria aqui na nossa cidade já deram o que tinham que dar! CONTRIBUIRAM certa época, porém venderam as eleições de 2012 ao pmdb.
    Fabiano não é da mesma laia!
    Saia do PT pq aí não é teu lugar!
    Como eu disse…..mudaram de lado ao contrário de vc

  8. Sinceramente o PT Nacional e os que fazem parte dele e são maioria aqui na nossa cidade já deram o que tinham que dar! CONTRIBUIRAM certa época, porém venderam as eleições de 2014 ao pmdb.
    Fabiano não é da mesma laia!
    Saia do PT pq aí não é teu lugar!
    Como eu disse…..mudaram de lado ao contrário de vc

  9. Qualquer que seja o companheiro, Fabiano, Pimenta ou o Valdeci com o Werner Rempel, eu apoio, independentemente de quem seja o cabeça da chapa.
    Com certeza faríamos a diferença nas eleições de 2016.

    Sobre quem seria a melhor indicação dentro do PT, deixemos para os filiados decidirem no voto, sem brigas ou atropelos.

    To cansada do PT de Santa Maria ser sempre 2 contra 1, de nunca sabermos quem é os dois e quem é o 1, muito embora "saibamos" quem são os três…. eheheheheh!

    Precisamos energizar o Partido com outras alianças e novas lideranças, pois só assim sairemos dessa trilogia ingrata que só amarra o PT de Santa Maria…

    Que o bom senso e a boa política se estabeleça por aqui!
    Que venha 2016!

  10. Já houve conversas internas do PT com o PDT, mas com PPL também, e agora? Uma tríade encabeçada por PPL PT e PDT? Tipo a tríade campeã PMDB PP PSDB em 2008? É esperar para ver…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo