POR MAIQUEL ROSAURO

* O presidente do Poder Legislativo, vereador Sergio Cechin, recebeu ontem (7) a primeira visita oficial após ter assumido a presidência na Câmara. O secretário de município de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, apresentou projeto do Executivo que prevê a abertura de três licitações: a primeira para os cuidados do Cemitério Santa Rita, crematório e Cemitério São José, a segunda é para a retirada e realocação das capelas mortuárias da Rua Floriano Peixoto e a última, para a administração do Cemitério Municipal.
* Os vereadores irão trabalhar, em conjunto com o Executivo Municipal, para realizar ajustes no projeto referente aos cemitérios e das capelas mortuárias Uma audiência pública poderá ser realizada após o fim do recesso parlamentar.
* A reunião contou com a presença dos vereadores Admar Pozzobom, Dr. Tavores, João Carlos Maciel, Luiz Carlos Fort, Marta Zanella, Paulo Airton Denardin e Cezar Gehm.

* O Carnaval de Rua de Santa Maria já tem data definida. Nos dias 13, 14 e 15 de março a Avenida Liberdade será palco para as apresentações das escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade. O período e as normas para as festividades foram regulamentadas pelo prefeito Cezar Schirmer, no mês de dezembro de 2014, por meio do Decreto Executivo nº 145.
* O lançamento do Carnaval 2015 irá ocorrer em 31 de janeiro, com a escolha da Rainha do Carnaval. O evento acontece às 20h, na Praça Saldanha Marinho. Já no dia 1º de fevereiro, no mesmo local, será eleita a Rainha Gay.
* O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, foi condenado a três anos e quatro meses de prisão pelos crimes de fraude tributária e formação de quadrilha quando era empresário do setor supermercadista.
* De acordo com o jornal Diário de Santa Maria, Passini fraudou a Receita Estadual no ano de 2002, quando era um dos sócios da empresa Supermercados Passini LTDA. A pena foi substituída por uma hora diária de prestação de serviço comunitário, além de pagamento de multa no valor de um salário mínimo. CLIQUE AQUI para ler a matéria.

* O governador José Ivo Sartori e o secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha, reuniram-se na manhã de ontem (7) com a direção do Cpers/Sindicato. O encontro, na sede da entidade, serviu para sinalizar a postura de diálogo que o novo governo terá com a categoria.
* Sobre o reajuste de 13,01% no piso nacional do magistério, anunciado terça-feira (6) pelo Governo Federal, Vieira afirmou que não haverá saída para o pagamento do piso, dadas as condições financeiras do Estado, sem o aporte de recursos federais.
* Nos próximos dias, Vieira e o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, irão avaliar a repercussão financeira do reajuste para estudar uma proposta que será enviada à categoria.
* Entre hoje e domingo, o Projeto Esperança / Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, irá participar da 10ª Feria Canaria de Economia Solidaria Y Del Espacio Mercosur Solidario, em Atlantida, Canelones, no Uruguai.
* A feira uruguaia teve origem em Santa Maria. Em 1999, seis ônibus com grupos de Economia Solidária do país vizinho vieram participar da Feicoop. Com a experiência adquirida na feira santa-mariense surgiu o evento no Uruguai.
* A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços realizou ontem (7) a limpeza e manutenção de vias urbanas e bueiros, principalmente, nos bairros Tomazzetti e Vila Madre Paulina. Na Rua Lydio Desconzi, no Tomazzetti, as valas foram desobstruídas para facilitar o escoamento da água pluvial.
* Já na Vila Madre Paulina, a Rua Irmã Edite Maria recebeu limpeza dos bueiros e rede coletora. Na Rua Silva Jardim, esquina com a Quintino Bocaiúva, um bueiro foi remodelado e recebeu manutenção.

* Ontem também foi retomada a recuperação de estradas e pontes nos distritos de Santa Maria. As equipes atuaram, sobretudo, na cabeceira da ponte de Santo Antonio, em Boca do Monte, que foi danificada pelas últimas chuvas e também pela ação do tempo.
* Em Arroio Grande, foram verificadas as condições dos acessos e travessias. A recuperação de outras pontes está no cronograma da pasta, assim que as condições de tempo seco permitirem.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.