Câmara de VereadoresEconomiaEconomia SolidáriaEducaçãoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Iluminação pública, bairro Noal, Cáritas, Cechin na UFSM, IGP-M e bolsas de pós

POR MAIQUEL ROSAURO

* Em 2014, a Equipe de manutenção do Parque de Iluminação Pública de Santa Maria realizou 15.907 atendimentos. Uma média de 43 atendimentos diários.

Trabalho de iluminação pública em Santa Maria. Foto Tubias Calil
Trabalho de iluminação pública em rua de Santa Maria. Foto Tubias Calil

* Mesmo assim, a Prefeitura afirma que houve um represamento no atendimento direto à população em virtude do prolongamento além do esperado para a contratação da atual empresa de manutenção do serviço de iluminação pública.

* “As etapas do certame licitatório demandaram um tempo maior do que o estimado inicialmente, em função de recursos e procedimentos assegurados por lei aos envolvidos em qualquer processo de seleção para contratar com o município”, considerou o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Tubias Calil.

* Calil, que está à frente do serviço de iluminação pública, reconhece que o momento já é distinto e considera que “o importante é que estamos recuperando o tempo perdido e diminuindo o acúmulo de requerimentos para substituição de lâmpadas, mas ainda precisamos pedir desculpas pelos transtornos e um pouco mais de paciência, necessária, para aqueles que estão na fila dos pedidos”, concluiu.

* Na edição desta segunda-feira (12), o jornal A Razão publicou uma matéria sobre a iluminação pública de Santa Maria. CLIQUE AQUI para ler.

* A Rua Goiânia, no bairro Noal, está em obras. O objetivo é dar fim aos alagamentos históricos na Avenida Liberdade, na confluência com a rotatória da Avenida Dois de Novembro.

* Conforme Calil, trata-se de uma obra de grande porte que demandou a abertura de uma grande vala para a instalação de galerias de escoamento, “mas estamos conscientes e atuando para minimizar os transtornos que, no futuro, serão pequenos em relação aos benefícios que a obra trará” assegurou.

* O Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, tem a Cáritas (entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário) como um de seus mais antigos parceiros. Há 30 anos as duas entidades trabalham na construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. E no que depender da Cáritas, esta parceria tende a continuar por um longo tempo.

CLIQUE AQUI e confira material enviado pela Cáritas ao Projeto Esperança/Cooesperança, nesta virada de ano, em relação à apreensão de produtos no Feirão Colonial na véspera de Natal.

Cechin na UFSM. Foto Reinaldo Guidolin
Cechin na UFSM. Foto Reinaldo Guidolin

* Na manhã de ontem (12), o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Cechin, realizou uma visita institucional de cortesia ao Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann. No encontro, os representantes do Legislativo e da Universidade abordaram assuntos como a obra do novo prédio da Câmara, a divulgação do resultado do vestibular e a representatividade do Legislativo junto ao Conselho Universitário.

* O listão dos aprovados no concurso vestibular será divulgado no plenário da Câmara nesta semana, sem data confirmada.

* A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) fechou o primeiro decêndio do ano com taxa de variação de 0,29%, registrando queda de 0,34 ponto percentual em relação aos 0,63% da alta do indicador no mesmo período de dezembro do ano passado. A apuração referente ao primeiro decêndio do IGP-M de janeiro compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de dezembro.

* Os dados foram divulgados ontem (12) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e refletem preços menores captados em dois dos três componentes do IGP-M. O Indicador é utilizado como parâmetro para o reajuste dos preços dos aluguéis, das tarifas públicas, dos planos e seguros de saúde.

* A principal influência foi exercida pelo Índice de Preços no Atacado (IPA) que, com peso de 60% na composição do IGP-M, sofreu retração de 0,48 ponto percentual – de 0,71% para 0,23%, no primeiro decêndio do ano. O Índice Nacional de Custos da Construção (INCC), com peso de 10%, caiu 0,33 ponto percentual – de 0,41% para 0,08%.

* Estudantes de pós-graduação, com bolsas atrasadas desde o fim do ano passado deverão receber o pagamento nesta semana. São bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de mestrado e doutorado, que recebem, respectivamente, R$ 1,5 mil e R$ 2,2 mil, informa o portal da autarquia.

* Em nota, a Capes diz que o pagamento das bolsas de estudo relativos a dezembro foi feito na sexta-feira (9) e que os valores serão creditados na conta dos bolsistas nos prazos de compensação bancária.

* A presidenta da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz, disse que os estudantes esperam que o crédito ocorra até esta terça-feira (13), respeitando o prazo das compensações. Caso contrário, a associação, que também se reunirá amanhã, proporá manifestações e até mesmo a paralisação das pesquisas.

* “Os pós-graduandos não entraram em recesso. Muitos continuam trabalhando nos laboratórios. A maioria absoluta precisa do valor, porque boa parte dos programas não permite vínculo empregatício”, ressaltou Tamara. “As contas de luz, o transporte, a alimentação não esperam. Os estudantes estão tendo muita dificuldade para se manter”, acrescentou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. …..e confira material enviado pela Cáritas ao Projeto Esperança/Cooesperança, nesta virada de ano, em relação à apreensão de produtos no Feirão Colonial na véspera de Natal.
    Não há qualquer crítica ao Projeto em questão, que busca resgatar a dignidade dos produzem individualmente os seus diversos produtos para a população em geral. A questão é, para a comercialização de alimentos há regras que versam sobre a entrega de produtos que apresentem as mínimas qualidades e garantias de ser consumido, sem que apresente danos á saúde dos seus consumidores.
    Um dos que comercializam seus produtos de origem animal, oriundo de um município próximo, está com seu abatedouro interditado pelo Poder municipal de seu próprio município. Se lá não pode comercializar o que produz, pq em Santa Maria lhe é permitido? A feira fornece selo de uma garantia inexistente. Isto não vem à tona. Isto não é comentado e não interessa ser pesquisado, inclusive, pelo colunista deste site. Parece algo tendencioso em não buscar a verdade do que se pratica na Rua Heitor Campos, s/nº, Bairro Medianeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo