HOSPITAL REGIONAL. Está cada vez mais claro: se depender de Schirmer, gestão da Ebserh vai à cucuia
Com todas as palavras, isso não é dito. Mas fica cada vez mais claro que, com a assunção de José Ivo Sartori ao Governo do Estado, aumentou muito a influência de Cezar Schirmer. E ele a está utilizando para firmar um ponto de vista que contou com a adesão também de outros prefeitos peemedebistas da região, ainda em reunião no ano passado: o Hospital Regional não deve ser gerido pela empresa pública federal. Vai, e isso ele não diz mesmo, ao encontro do pensamento do deputado federal (e ex-secretário) Osmar Terra, para quem a gestão deve mesmo ir para uma instituição filantrópica privada.
Isso, claro, é deixado cristalino mesmo em observações, digamos, cifradas. Como a feita em reportagem publicada na versão online de A Razão. Disse o prefeito à repórter Nathalia Costa: “O Regional ainda não está pronto, precisará ser equipado e teremos que rediscutir sua gestão. Neste momento estamos abrindo a caixa preta que é o contrato entre o Hospital Universitário, a Ebserh e o Estado. Queremos saber exatamente o que foi feito e o que vamos manter ou mudar”.
Poois é. Ah, com isso também vai às cucuias a pretensão de abrir o Regional ainda em 2016, presume-se no texto da mesma reportagem (que você pode conferir AQUI, na íntegra). As manifestações de Schirmer foram feitas durante a visita a Santa Maria, nesta quarta, a convite da prefeitura, do secretário estadual de Saúde, João Gabardo. Ele fez um périplo pelos hospitais da cidade, além de ter recebido um diagnóstico formulado pela administração municipal – como você pode conferir no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. A reportagem é de Luiz Otávio Prates (texto) e Gardel Silveira (foto). A seguir:
“Saúde: prefeito recebe secretário de Estado para discutir a rede de atenção hospitalar em Santa Maria
O prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pela secretária de Município da Saúde, Vânia Olivo, recebeu o secretário de Estado da Saúde, João Gabbardo dos Reis, nesta quarta-feira (4), para tratar de questões relativas à rede de atenção hospitalar de Santa Maria. E, na oportunidade, o chefe do Executivo preparou uma extensa agenda de compromissos nos hospitais da cidade para mostrar, in loco, a realidade da saúde do município. “Estamos iniciando, certamente, uma nova e profícua parceria com o Governo do Estado”, salientou Schirmer.
Entre os compromissos, reuniões no Gabinete do Prefeito e visitas ao Hospital Casa de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional, Hospital de Caridade Alcides Brum, Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, Policlínica Wilson Aita e Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). “Estou muito satisfeito com o que vi aqui. Santa Maria tem tudo para ser um grande polo de saúde para toda esta imensa região e nós estamos dispostos a ajudar”, comentou Gabbardo.
De acordo com Gabbardo, Santa Maria foi a primeira cidade fora da região metropolitana visitada pela sua equipe. Para o prefeito, a atitude do secretário mostra a importância do município para o Estado. “Isto é um sinal de compromisso do Governo do Estado com as questões da saúde de Santa Maria”, destacou Schirmer. “O secretário tem mais de 30 anos de experiência na área da saúde e tenho certeza que terá muito sucesso em seu desafio frente à Secretaria de Saúde”, completou.
Por fim, o secretário destacou o apoio do Estado às questões relativas a saúde no município. “Sou amigo do prefeito Schirmer há muitos anos e conheço o seu trabalho. Tenho a certeza de que Santa Maria terá, na Secretaria de Saúde e no Governo (José Ivo) Sartori, todo o apoio que precisar”, finalizou o secretário, que esteve acompanhado durante os compromissos pelo diretor do Departamento de Atenção Hospitalar e Ambulatorial, Alexandre Brito.
Estiveram presentes, também, nos compromissos, a nova delegada da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Lenir da Rosa, e a equipe da Secretaria de Município da Saúde.
Em reunião no Gabinete, secretária apresenta diagnóstico da saúde do município
Antes das visitas in loco aos hospitais, o prefeito Cezar Schirmer e a secretária Vânia Olivo apresentaram ao secretário João Gabbardo dos Reis um diagnóstico completo da situação atual do município e propostas para otimizar a rede de atenção hospitalar de Santa Maria. “O principal ponto da pauta de hoje foi a rede de atenção hospitalar, que é o principal gargalo. O que depende do município, está sendo feito, entretanto, precisamos qualificá-la”, comentou Vânia.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
A reza por esta cartilha já é conhecida, o poder público constrói e equipa com o nosso dinheiro, quando esta pronto entrega para a iniciativa privada. Já vi esse filme! Quem lembra da Casa de Saúde? Não foi isso?
Mas aqui cabem algumas perguntas: 1. O hospital foi construído com verbas de emendas parlamentares, mas quem via equipar? Colocar equipamentos é mais caro que construir! O governo Federal equiparia via EBHSER, mas o estado fará como? Não esta quebrado? Não esta dando calotes nas dívidas? Vai entregar a iniciativa privada sem equipar? Quem vai aceitar? Acredito que só aceitariam se recebessem o prédio em doação ou para uso por mais de 50 anos devido ao alto custo dos equipamentos. São perguntas sem respostas…
Quatro meses? Começo de junho. Se for como a duplicação da faixa velha que dava para ser feita em um ano…
Schirmer não cuida nem a saúde do município pois dois postos de saúde estão sem clinico geral com a desculpa de férias e sem substituto e verbas vindas para saúde via governo federal inclusive par tratamento de HIV voltam por falta de projeto. Como um governo desses administraria o Hospital Regional?