CrônicaCultura

LITERATURA. Leonardo Foletto e um livro único do grande Sérgio Metz, o Jacaré, “cria” de Santa Maria

leonardo chamada“…Quem chegou até aqui na leitura desconfia, mas aos que não sabem: o autor de “Assim na Terra” é cria de Santa Maria, do caldeirão cultural prodigioso que a cidade ferveu no final dos 1970 e início dos 1980. Cursou agronomia e filosofia, mas se formou em jornalismo na UFSM. Trabalhou em A Razão. Fez parte do Tambo do Bando, grupo que revolucionou a música gaúcha dos 1980/90 ao aproximar a gaita e o violão da guitarra elétrica, dos teclados, da MPB e do rock. E, principalmente, por trazer letras mais urbanas, de denúncias sociais, contendo imagens surrealistas e às vezes irônicas, num cenário dominado pela lírica de louvação às coisas da terra, do gaúcho, chimarrão, cavalo, etc. Jacaré era o principal letrista do grupo, e de sua lavra saiu músicas como “Deixem Seus Olhos Fixos”, inspirada na fotografia que abre esse post, feita em 1987 por Luiz Abreu (este link explica a história da música com a foto).

Este cenário cultural em que Jacaré circulou é bem descrito no posfácio de “Assim na Terra” por Luís Augusto Fischer, professor de literatura da UFRGS e amigo pessoal do autor. Saliento: “vale acrescentar que Santa Maria foi muito mais que uma universidade, para ele e sua geração. Sendo uma cidade universitária interiorana, já por isso atraía, como ainda hoje atrai, milhares de…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Sobre “Assim na Terra” e Luiz Sérgio (Jacaré) Metz”, de Leonardo Foletto. Ele é jornalista (Universidade Federal de Santa Maria, 2007), mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2009) e doutorando em Comunicação e Informação (UFRGS), onde pesquisa a cultura hacker.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo