AssembleiaCâmara de VereadoresCinemaCongressoCulturaEstadoMemóriaPolíticaRegiãoSaúdeUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Corede e Hospital, Müller e Beto, Zinn e o Case, horário velho, deputados, cine…

COM CORREÇÃO ÀS 9h08

* A morte de Arnildo Muller (que se seguiu à de outro veterano, Erony Paniz), no sábado, voltou a comover o mundo político de Santa Maria.

* Ela atingiu sobretudo os que com ele conviveram nos tempos do MDB, em que ser de oposição era mesmo um grande problema, não raro com prejuízos pessoais e econômicos – o que hoje faz da tentativa de golpe militar uma piada de mau gosto.

* Entre os que mais se emocionaram, pode constatar o editor, com o desaparecimento de Muller, está o ex-vereador e hoje jornalista aposentado Beto São Pedro.

* Como disse ao editor, tinha uma relação absolutamente respeitosa, cordial e amiga com aquele com quem conviveu na lida política e na própria Câmara de Vereadores.

Robson Zinn dirige o Case (foto Feicebuqui)
Robson Zinn dirige o Case (foto Feicebuqui)

* Aos poucos, mas beeem aos pouquinhos, outros cargos de confiança do Governo do Estado em Santa Maria recebem titulares.

* Na sexta-feira, por exemplo, o advogado Robson Zinn assumiu a direção do Centro de Atendimento Sócioeducativo, o Case. Zinn, que já ocupou a função no governo de Yeda Crusius, é coordenador regional do PMDB.

* Ainda faltam, no entanto, vários cargos importantes (e muito disputados, entre os aliados do governo Sartori) a ser preenchidos na cidade. Aguardemos.

* É grande a expectativa em relação à reunião agendada para 6 de março, do Conselho Regional de Desenvolvimento da região Central. O encontro acontece às 9 da manhã, no prédio da Unifra (rua Andradas).

* Entre os temas a ser tratados, conforme ato de convocação (AQUI) assinado pelo presidente do Corede Central, Silon Procath da Silva, está o Hospital São Francisco.

* Que, como se sabe, vem a ser o chamado Hospital da Unifra, objeto de outras discussões, como você lerá em nota a ser publicada daqui a pouco. Também vai se debater, na reunião, por exemplo, um documento a ser encaminhado ao Governador e aos deputados da região.

* Findo o carnaval, e com o início efetivo do ano, os órgãos públicos voltam a funcionar com seu horário habitual. Isto é, em turno integral.

* A Câmara de Vereadores, por exemplo, volta a abrir as portas do Palacete da Vale Machado o dia inteiro, nesta segunda. E já se prepara para a primeira sessão ordinária do ano, marcada para as 3 da tarde de terça.

* Na UFSM também. O expediente externo volta a ser de manhã e à tarde, de acordo com cada setor. O interessante é o argumento da instituição para o tal horário de verão.

* Diz a nota distribuída pela Coordenadoria de Comunicação, que o horário havia sido reduzido durante as férias letivas pela “economicidade e eficiência da administração pública”. Vamos combinar: economicidade ok, mas o que a eficiência tem a ver com isso?

* A instalação das comissões parlamentares e a posse dos integrantes marcam esta semana na Assembleia. A solenidade ocorre na terça, 1 e meia da tarde.

* Na Câmara dos Deputados, o presidente Eduardo Cunha marcou para a próxima quinta, ao meio dia, a instalação da CPI da Petrobrás. Na reunião se definem o presidente e o relator da Comissão. O PMDB garante um dos cargos, por ser o maior. O PT disputa o outro.

luneta cesma

 #

* Para encerrar o Ciclo Ingmar Bergman, o Cineclube Lanterninha Aurélio exibe o longa “O Sétimo Selo” (acima a imagem de uma cena), produzido e dirigido por Bergman.

* No filme, Bergman busca no mundo medieval o medo apocalíptico, seja o temor de que o mundo pode acabar de repente ou de que ele seja dizimado gradualmente pela peste, o que acaba por expôr a preocupação própria do diretor com essa mesma questão.

* No elenco do longa metragem O Sétimo Selo, uma produção de 1956, com 96 minutos,  estão, entre outros, Max Von Sydow e Bengt Ekerot (que representa a Morte).

* A exibição do filme que encerra o Ciclo Ingmar Bergman começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo