CinemaCongressoCulturaEconomiaNegóciosPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Cunha e Renan, o almoço de Fabiano, ‘Liquida SM’, mais médicos, Royal, Bergmann

COM CORREÇÃO FEITA À 1H16

* Além de iniciar uma nova Legislatura, a domingueira do Congresso também significou o dia da escolha dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.

Cunha (E), com Delgado e Chinaglia, os seus principais oponentes (foto Laycer Tomaz/CAN)
Cunha (E), com Delgado e Chinaglia, os seus principais oponentes (foto Laycer Tomaz/CAN)

* Deu a lógica. E com uma folga até além da que se imaginava. Na Câmara, o peemedebista Eduardo Cunha, contrariando algumas avaliações, venceu inclusive no primeiro turno. Fez 267 votos, contra 136 de Arlindo Chinaglia (PT), 100 de Júlio Delgado (100) e Chico Alencar (8).

* Foi considerada uma forte derrota do governo. Pode ser. Uma coisa é não ser, outra é ser presidente da Câmara. Mas foi, certamente, uma vitória do fisiologismo.

* Aliás, não foi muito diferente no Senado, embora ali o governismo pode cantar vitória, com a reeleição do também peemedebista Renan Calheiros. Ele venceu, e fácil, o candidato avulso, Luiz Henrique, também do PMDB. Foram 49 votos a 31 e um nulo.

* A fonte é boa. Aliás, são duas, para ser preciso. A informação: na segunda passada, o líder petista Fabiano Pereira almoçou com o deputado federal Danrlei de Deus, do PSD.

* Consta que não foi exatamente futebol (Danrlei é ex-goleiro multicampeão pelo Grêmio) o assunto do regabofe. Ah, quem também já papeou com Fabiano foi o deputado federal Afonso Mota, do PDT. Pooois é…

* Empresários do comércio estão se esforçando para levantar o “Liquida Santa Maria”. O entusiasmo já foi maior, em outros anos, com a promoção capitaneada pela CDL.

* As principais razões, segundo um influente do setor, com quem o editor papeou, são conjunturais. Ainda que não releve possível dificuldade local, já que se apostou muito na promoção dos 50 anos da entidade, e que iniciou ainda no meio do ano passado.

* Santa Maria vai receber mais seis profissionais para trabalhar na rede pública de Saúde. São do programa Mais Médicos.

* Conforme nota da Prefeitura, eles são clínicos gerais e começam a trabalhar no dia 2 de março em unidades de saúde ainda a ser definidas – o que deve ocorrer nos próximos dias, deduz o editor.

* Olha essa notícia legal de um dos parceiros do sítio. O Royal Plaza recebeu a certificação que garante a qualidade do ar no interior do shopping.

* A poluição de interiores é reconhecida atualmente como uma das maiores ameaças à saúde pública, sendo o quarto problema ambiental mais crucial do planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

* Em função disso, o Royal buscou analisar a qualidade do ar em seu ambiente climatizado e recebeu o certificado conforme resolução da Anvisa.

* Em dezembro, a Ecco Systems Soluções Ambientais esteve no shopping e realizou as análises necessárias, com o que o Royal Plaza Shopping torna-se o primeiro empreendimento, no interior gaúcho a receber este certificado.

luneta cesma* Após o recesso de janeiro, o Cineclube Lanterninha Aurélio retoma as atividades. E em alto nível. Fevereiro será dedicado a um Ciclo a Ingmar Bergmann.

* Para iniciar nesta, segunda-feira, será exibido o longa “Morangos Silvestres” (ao lado, a imagem de uma cena), escrito e dirigido pelo diretor. Aliás, o filme foi considerado, pelo New York Times, um dos mil melhores já produzidos.

* O elenco inclui os atores regulares nos trabalhos de Bergman, Bibi Andersson, Ingrid Thulin e Gunnar Björnstrand. Max von Sydow também aparece em um pequeno papel.

* A exibição de “Morangos Silvestres” começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma ( rua Professor Braga 55). A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Na eleição da Câmara dos Deputados não tinha como o fisilogismo perder. Se Chinaglia vencesse, seria com muita compra de voto via emenda parlamentar. Quando a base é alugada, o locatário não é nenhum santo e muito menos vítima.

  2. Danrlei já não está no PTB, ele foi reeleito pelo PSD, mesmo partido do deputado estadual Jardel e do vice-governador José Paulo Dorneles Cairoli.

    NOTA DO SÍTIO – o leitor está corretíssimo. Foi um ato falho e erro do editor. Por sinal, que será corrigido imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo