CidadaniaReligião

QUARESMA. Inicia hoje a Campanha da Fraternidade

POR MAIQUEL ROSAURO

Com o fim do Carnaval, inicia hoje o período de Quaresma e também a Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema Igreja e Sociedade. Saiba mais sobre o assunto no artigo da coordenadora do Projeto Esperança / Cooesperança, irmã Lourdes Dill.

CF 2015 – Igreja e Sociedade – por irmã Lourdes Dill

Campanha da Fraternidade 2015 - 1No dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas é o início do tempo da Quaresma e do período da Campanha da Fraternidade (CF) de 2015 em todo o Brasil, coordenado pela CNBB, com o Tema: “Fraternidade – Igreja e Sociedade” e o Lema: “Eu vim para Servir” (cf. Mc 10, 45). São quarenta dias que antecedem a Festa da Páscoa. O tema muito sugestivo que nos remete a uma profunda avaliação enquanto Igreja e Sociedade, duas colunas que precisam caminhar juntas e construir uma consciência justa, fraterna e solidária. A Igreja não pode ser algo a parte. Ela se insere dentro da sociedade, onde caminha o Povo de Deus com suas lutas, buscas e desafios, construindo o Reino de Deus, aqui e agora.

A Campanha da Fraternidade de 2015 é uma grande oportunidade para retomarmos os belos ensinamentos do Concílio Vaticano II. Estes ensinamentos nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus, mesmo com diferentes credos e culturas religiosas. Deus é um só. Para chegar até Ele são muitos os caminhos. Por isso, podemos afirmar com o salmista: “Todos os Caminhos do Senhor são Graça e Fidelidade” (Sl. 24).

A Campanha da Fraternidade de 2015: Igreja e Sociedade nos motiva para uma convivência e atividade conjunta das pessoas, ordenada e organizadamente. A sociedade é um coletivo de Cidadãos e Cidadãs com leis e normas de conduta, organizados por critérios e com Entidades Governamentais e não Governamentais, que cuidam do bem estar de todos aqueles que convivem nesta Casa Comum: o Planeta Terra. Somos uma grande Família Humana com Pão e Justiça para todas as pessoas, Vida, dignidade e esperança.

Destaco aqui, dois grandes e importantes objetivos da CF 2015: “Aprofundar, a luz do Evangelho, o diálogo e colaboração entre a Igreja e a Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro e para a edificação do Reino de Deus”. E um dos objetivos específicos assim se expressa: Aprofundar a compreensão de dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da Paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e cultural, para superar as relações desumanas, perversas e violentas. Neste contexto é preciso a Luz da Evangélica e Profética opção preferencial pelos pobres e o desenvolvimento integral da pessoa humana na construção de uma Sociedade Justa, Fraterna e Solidária.

A Quaresma e a Campanha da Fraternidade são um período especial de renovação e fortalecimento de nossas convicções religiosas, como Igreja, Povo de Deus que caminha rumo a Terra Prometida.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo