Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueSaúde

SAÚDE. Valdeci festeja o convênio que permite o funcionamento pleno do Hemocentro Regional

Documento do governo do RS também garante recursos para equipamento

Hemocentro Regional de SM tem o seu funcionamento garantido. Ele atende a 39 comunidades do centro do Estado (foto Reprodução)

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

O deputado Valdeci Oliveira (PT) comemorou nesta quarta-feira, 29, a assinatura do convênio entre o governo do estado e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que irá garantir o funcionamento pleno do Hemocentro Regional, localizado no município e responsável pelo atendimento a mais de uma dezena de hospitais do Centro do estado instalados em 39 localidades.

“Finalmente está assinado o novo convênio do Hemocentro Regional de Santa Maria. De forma coletiva e plural, o nosso mandato lutou muito por isso. Fizemos reuniões, fizemos uma audiência pública em junho passado e incomodamos bastante a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Isso resulta em segurança para a sua manutenção e, mais que isso, para a qualificação dos serviços de coleta e processamento de sangue, entre outros, que são essenciais para a nossa cidade e toda Região Central”, pronunciou o parlamentar.

 O deputado dedicou a conquista aos servidores públicos da unidade que, na sua opinião, prestam um serviço de excelência e que estavam muito preocupados e apreensivos com o futuro do complexo de saúde, ao empenho do ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann, que recém deixou o cargo, e à mobilização da sociedade civil, por meio da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

“Vejo como uma baita notícia para encerrar esse complexo ano de 2021. Um verdadeiro presente que somente foi conquistado a partir da mobilização e união de esforços de muita gente”, assegurou Valdeci.

Desde maio passado, o fechamento do Hemocentro, ou a precarização dos seus serviços, era uma possibilidade concreta, apesar das negativas oficiais por parte do governo. A partir disso, o assunto foi levado em inúmeras ocasiões por Valdeci à Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa, colegiado do qual é membro efetivo, para que uma providência fosse tomada por parte da SES.

“A possibilidade de extinguir ou reduzir significativamente sua operação era real. Se isso se efetivasse seria um retrocesso enorme para a saúde pública não só de Santa Maria, mas de toda a região, pois o Hemocentro foi criado em 2008 justamente para suprir uma demanda muita grande que havia em termos de fornecimento de hemoderivados e realização de provas imunohematológicas”, explicou Valdeci.

De acordo com o governo, através do novo convênio “serão qualificados os procedimentos de hemoterapia e hematologia na macrorregião centro-oeste. O plano de trabalho estipula diversas ações em conjunto e o repasse de recurso financeiro de R$ 840 mil para compra de equipamento que estão listados no documento”, diz a nota da SES. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o convênio, que também conta com o apoio da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), deve ser publicado no Diário Oficial ainda nesta semana.  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo