ESTADO. Cresce mobilização de três mil concursados da área de Segurança Pública. Querem ser nomeados
![Grupo de concursados promoveu hoje ato de protesto em frente ao Palácio Piratini](https://img.claudemirpereira.com.br/2015/03/valdeci-concursados.jpg)
As medidas de economia implantadas pelo governador José Ivo Sartori provocaram uma série situações desconfortáveis. Em todas as áreas. São, segundo o Palácio Piratini, necessárias. Algumas delas ttingem setores, no entanto, com grande capacidade de mobilização. Parece ser o caso, entre outros, dos concursados (cerca de 3 mil entre Brigada Militar, Polícia Civil e Serviços Penitenciários) da segurança pública, e que, por força das decisões de governo, não foram nomeados.
Nesta segunda-feira representantes dos grupos foram à Assembleia Legislativa e fizeram ato de protesto em frente ao Palácio do Governo, como relata a assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, que integra Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. O texto e a foto são de Tiago Machado. A seguir:
“Valdeci defende calendário para nomeação de concursados
Está cada vez mais forte a mobilização dos aprovados em concursos públicos estaduais que aguardam a nomeação em cargos da área da segurança pública. Nesta segunda-feira (23), em Porto Alegre, a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, promoveu uma audiência pública para debater o problema, que afeta 650 concursados da Polícia Civil, dois mil da Brigada Militar e 400 da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Logo após a atividade, houve um protesto em frente ao Palácio Piratini.
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que acompanha o tema e é membro da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, cobra providências do governo do Estado. “O Executivo tem de se pronunciar e criar já uma mesa de negociação com os concursados. É urgente que se estabeleça um calendário de nomeações. Convivemos com o aumento da insegurança no Rio Grande ao mesmo tempo que o déficit de profissionais no setor é cada vez mais grave”, apontou Valdeci.
Na audiência pública desta segunda-feira, o representante da Secretaria Estadual da Segurança Pública não apresentou soluções concretas para a situação. A Comissão de Segurança do Parlamento Gaúcho solicitou uma audiência com o governador José Ivo Sartori.”
RS está quebrado. Governo anterior colocou a pá de cal. A grande diferença do atual governo para o anterior é que o atual é responsável.
A coisa está tão feia que os concursados querem assumir para terem o salário parcelado.
Essa é a grande diferença entre este governo e o anterior: Aquele não hesitou em abrir concurso e aumentar os salários, pois sabia que a população cada vez mais precisava de serviços do Estado. Este, no entanto, não tem capacidade de buscar soluções e só pensa em cortar gastos, mesmo que isso custe a segurança, a educação e por aí vai… Interessante ainda que a Rede de "Bons" Serviços não viu o protesto… Ou não quis ver?