CongressoJornalismoTrabalho

JORNALISMO. PEC do Diploma votada em 7 de abril? Quem diz é o presidente da Câmara, o “SuperCunha”

Eduardo Cunha garante votação da PEC, pelos deputados, em 7 de abril, o Dia do Jornalista
Eduardo Cunha garante votação da PEC, pelos deputados, em 7 de abril, o Dia do Jornalista

Após mobilização feita pela representação da categoria, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, ou o “SuperCunha”, como, cá do seu cantinho, o denomina o editor, se comprometeu em colocar em votação a Proposta de Emenda Constitucional que repõe a obrigatoriedade do diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista.

E mais, a proposta, que tem como autor o deputado santa-mariense (e jornalista) Paulo Pimenta, recebeu o apoio da bancada do PMDB, o que, junto com os petistas e outras siglas, entre as quais o PSOL e o PPS, entre outras, pode garantir a aprovação da PEC. Para saber mais de tudo isso, confira o material originalmente publicado na sexta-feira pelo Coletiva.Net, portal especializado em mídia, no Rio Grande do Sul. A foto é de Reprodução. A seguir:

PEC do Diploma deve ser votada no Dia do Jornalista…

…O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, informou a representantes de entidades dos jornalistas que a PEC do Diploma será votada no dia 7 de abril, Dia do Jornalista. Após mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) nesta quarta-feira, 25, o líder do PMDB, Leonardo Picciani, afirmou que a bancada apoiará a proposta do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), assim como os representantes do PSOL e PPS. Edmar Arruda, vice-líder do PSC, anunciou que o Partido não fechou questão, mas que a maioria da bancada é favorável à luta dos jornalistas.

Dirigentes da Fenaj e de Sindicatos de Jornalistas, acompanhados por profissionais e estudantes, começaram a mobilização pela aprovação da PEC no início da tarde, visitando gabinetes e passando pelos plenários onde ocorriam reuniões das comissões. Segundo a federação, diversos deputados foram abordados e a maioria declarou seu voto favorável. Durante o ato, a deputada e jornalista Luizianne Lins (PT/CE) disse apoiar integralmente a luta da categoria. Segundo ela, os jornalistas precisam ser reconhecidos e valorizados.

A vice-presidente da Fenaj, Maria José Braga, defendeu a regulamentação da profissão, com a volta da exigência do diploma para o exercício da profissão. Ela defendeu que o Jornalismo é uma atividade imprescindível à democracia e, por sua importância, exige profissionais qualificados. “O Jornalismo é garantidor da liberdade de expressão coletiva. É por meio dos jornalistas que a sociedade pode ter acesso à diversidade e pluralidade de opiniões”, disse…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo