POLO DE DEFESA. Adesm recebe o futuro Chefe do Estado Maior do Exército e apresenta ações para 2015
O general Sérgio Westphalen Etchegoyen, que serviu em Santa Maria e é um dos grandes incentivadores do Polo de Defesa, articulado pela Agência de Desenvolvimento (Adesm), esteve na cidade nesta sexta – menos de uma semana antes de assumir a Chefia do Estado Maior do Exército.
Houve uma reunião para que ele tivesse conhecimento do que pretende a Adesm, em função do Polo de Defesa, e o que a Agência pensa estrategicamente a respeito. Tudo isso se pode perceber no relato do encontro, produzido pela assessoria de comunicação da entidade. O texto e a foto são de Marielle Flôres. Acompanhe:
“Chefe do Estado-Maior do Exércitoconhece Plano de Ação do Polo de Defesa de Santa Maria
Na manhã desta sexta-feira, 06, o General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen participou de uma reunião no Santa Maria Tecnoparque para acompanhar as propostas destacadas no Plano de Ação do Polo de Defesa de Santa Maria para o ano de 2015.
No encontro desta manhã, o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro, realizou uma breve apresentação das ações da ADESM para o ano, incluindo a disseminação do Polo de Defesa como um vetor de competitividade regional:
– Nosso trabalho é manter a tríplice hélice em contato, atuando e articulando o diálogo entre o poder público, instituições de ensino, setor empresarial, militares e voluntários da sociedade para viabilizar o desenvolvimento de Santa Maria com base no nosso grande potencial de conhecimento gerado nas universidades e nossa vocação militar – reforçou Serro.
Polo de Defesa: Santa Maria é referencial
O Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, foi o responsável por atualizar as ações do Polo de Defesa de Santa Maria para o general que é grande incentivador do Polo e já confirmou participação no II Seminário Internacional de Defesa, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em Santa Maria:
– É preciso incentivar a dualidade, interações externas e diversificações na indústria de defesa para fortalecer e consolidar o Polo de Defesa de Santa Maria como referência no setor – explicou Gen Etchegoyen.
Na ocasião, o general, que assume a Chefia do Estado-Maior do Exército na próxima quinta-feira, 12 em Brasília/DF, também conheceu alguns produtos desenvolvidos pelas empresas que integram o Polo de Defesa de Santa Maria.
Para Vilson Serro, o encontro trouxe novas perspectivas sobre o setor que colocou Santa Maria e região como grande potencial da indústria de defesa:
– O General Etchegoyen sempre acreditou e incentivou a consolidação do Polo de Defesa de Santa Maria por saber das potencialidades do nosso município e da região, especialmente no desenvolvimento de soluções para o exército e simuladores. Concentramos esforços nas nossas verdadeiras vocações e, hoje já colhemos alguns frutos através do reconhecimento de Santa Maria como referência do setor.
Participaram da reunião: General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, General de Exército Carlos Bolivar Goellner, General de Divisão José Carlos Cardoso, Coronel Piraju Borowski Mendes, Coronel Giovani Carrião de Freitas, Vilson Serro, Carlos Costabeber e Diogo De Gregori da ADESM, Nilza Zampieri, Cristiano Silveira e Julio Kirchhof do Santa Maria Tecnoparque.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
As guerras que a Cidade Simulação deveria enfrentar são bem outras.
Torço muito para que essa parceria dê certo e as empresas santa-marienses possam trabalhar em conjunto com o exército.
O que me causa estranheza é que todas as notícias vindas da ADESM e do Parque tratem de planejamento e reuniões e nunca apresentem resultados concretos.
Fala-se na matéria que Santa Maria é referência com o Polo de Defesa mas não em nenhuma solução desenvolvida por uma empresa do Parque que esteja em uso pelo exército.