DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Sartori e Schirmer defendem que o MDB tenha candidatura própria ao governo gaúcho

Acordo nacional com os tucanos prevê que MDB do RS não tenha candidato

Em vídeo, vereador da capital Cezar Schirmer reivindica que MDB tenha candidato ao governo do Estado (Foto Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

Duas lideranças ilustres do MDB gaúcho saíram em defesa da candidatura própria da legenda ao governo do Estado: o ex-governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e o ex-prefeito de Santa Maria e, atualmente, vereador em Porto Alegre, Cezar Schirmer. A dupla não deseja que a sigla abdique de suas pretensões ao Palácio Piratini em razão de um acordo nacional para apoiar a candidatura do ex-governador Eduardo Leite (PSDB).

Hoje, o MDB tem o deputado estadual Gabriel Souza como pré-candidato a governador. Porém, a posição está ameaçada. O apoio do PSDB à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República passa pelo apoio dos emedebistas à reeleição de Leite.

Falta, contudo, combinar com a velha guarda do MDB gaúcho. Mesmo sem citar o nome de Gabriel Souza, Sartori e Schirmer manifestaram publicamente a intenção de ver o MDB, mais uma vez, protagonizando uma eleição para governador.

“Já não bastasse a nossa história, agora as circunstâncias exigem ainda mais uma candidatura própria do MDB no Rio Grande do Sul. É preciso manter a dignidade e a coerência”, postou Sartori no Twitter, na quarta-feira (15).

No feriado desta quinta (16), Schirmer foi incisivo na defesa dos interesses locais do MDB.

“É um contrassenso um partido que sempre quis ter um candidato a presidente da República, neste momento, aceitar a imposição da direção nacional em abdicar da candidatura a governador. Isto é uma traição a nossa história, ao nosso passado. Isto é um crime contra o futuro do MDB, isto é rigorosamente inaceitável”, disse Schirmer.

Neste século, o MDB já governou o Estado duas vezes. Uma com Sartori (2015 a 2019) e outra com Germano Rigotto (2003 a 2007).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Há na cidade quem reclame que Cladistone, o indigesto, não deu continuidade a iniciativas do governo Xirmer. Obvio que é bobagem, atual alcaide não consegue dar continuidade nem as proprias iniciativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo