CongressoPolítica

CPI DO HSBC. Lista dos correntistas brasileiros na agência suíça virá aos senadores. Através da França

Cardozo promete compartilhar informações do SwissLeaks com a CPI do HSBC do Senado
Cardozo promete compartilhar informações do SwissLeaks com a CPI do HSBC do Senado

No Brasil, quem tem a lista de correntistas brasileiros (coisa de 8 mil contas), muitos deles sob suspeitas de evasão de divisas, praticamente todos beeem graúdos, são o portal Universo Online, vinculado à Folha de São Paulo, e o jornal O Globo. Mas quem diz que eles repassam à CPI instaurada no Senado? Preferem, claro, fazer o vazamento seletivo – que lhe dá audiência, embora o interesse público possa estar em segundo plano.

Logo, logo, porém, essa situação muda e o material todo será público. Mas, como isso vai acontecer? Isto é, como os senadores que integram a chamada CPI do HSBC a vão receber? Saiba no material produzido e distribuído pela Agência Brasil. A reportagem é de Pedro Peduzzi (texto) e Wilson Dias (foto). A seguir:

SwissLeaks: lista de correntistas deve ser entregue à CPI até o fim de abril

A lista de correntistas brasileiros envolvidos no caso conhecido como SwissLeaks, suspeitos de crimes de sonegação e evasão fiscal, poderá ser oficialmente entregue ainda em abril pelo governo francês ao governo brasileiro. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, as informações serão repassadas de imediato aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC do Senado.

“É importante que a CPI receba todas as informações que recebermos para realizar os trabalhos de investigações naquilo que for necessário para esclarecimento de todos os fatos. Inclusive, o ministério poderá colocar policiais, agentes públicos à disposição da CPI para ajudá-los”, disse Cardozo, nesta quinta-feira (16), referindo-se ao escândalo que envolve brasileiros correntistas do Banco HSBC na Suiça.

O ministro acrescentou que os pedidos de colaboração ao governo francês foram feitos em março. “O embaixador francês já nos disse que não haverá problemas para repassar essas informações. Ele apenas salientou que para efeitos criminais essa colaboração depende de autorização de um juiz de instrução francês e que, portanto, haveria alguma delonga (demora). Mas que o governo francês se esforçará ao máximo para ajudar as autoridades brasileiras”, disse o ministro após a reunião com os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES), respectivamente presidente, vice-presidente e relator da CPI.

Tanto o ministro quanto os senadores se disseram confiantes de que a França fornecerá as informações ainda em abril, dentro do prazo de 180 dias previstos para a investigação no Senado. “A França já está colaborando com outros países, como os Estados Unidos e a Bélgica. Por que não colaboraria com o nosso país? Os indicativos são todos positivos, de que ainda em abril o Estado terá essas informações para que possamos tomar as diligências e providências necessárias”, disse o relator Ferraço...”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Lista que está na mão das autoridades francesas desde 2008. Fatos ocorridos entre novembro de 2006 e março de 2007. CPI com presidência do PT e vice-presidencia do PSOL, partido que parece mas não é oposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo