CulturaPrefeituraSanta Maria

CULTURA. Daqui a pouco, a grande festa do Livro

Eles são os grandes astros na Praça. A Feira abre neste sábado e vai até 10 de maio
Eles são os grandes astros na Praça. A Feira abre neste sábado e vai até 10 de maio

Só neste sábado são cinco livros lançados. E ainda tem na programação, entre outras atividades, uma homenagem ao poeta Vinícius Pitágoras Gomes, o homenageado póstumo do evento, como você pode conferir no linque, lá embaixo, com a programação do dia.

Mas a festa começa às 10 da manhã, com a abertura oficial da 42ª Feira do Livro, que toma conta da Praça Saldanha Marinho até o dia 10 de maio. Além de familiares de Pitágoras, lá estarão a patronesse Haydée Hostin Lima, o professor homenageado José Newton Marchiori, autoridades e, claro, o público interessado em cultura e literatura de uma forma bem particular.

São, ao longo dos 15 dias do evento, mais de 120 lançamentos de livros e a presença de cerca de 300 autores, alguns deles participando, também, do Encontro de Escritores do Mersosul, que mais uma vez se realiza. São 37 bancas e a presença de 31 editoras universitárias, que ocuparão espaço destinado à Editora UFSM.

Uma dúvida: será possível, em 2015, superar o recorde de vendas do ano passado, quando foram comercializados 67.090 volumes? Pooois é. Enquanto você pensa nisso, e se prepara para a festa do livro, confira o material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura, com a palavra do comandante do Palacete da SUCV.O texto é de André Campos, com foto da Assessoria de Imprensa da Feira. A seguir:

Vai começar a 42ª Feira do Livro de Santa Maria, neste sábado, às 10h, na Praça Saldanha Marinho

O prefeito Cezar Schirmer abre a 42ª Feira do Livro de Santa Maria, neste sábado, às 10h, na Praça Saldanha Marinho. Para o chefe do Executivo, “as sociedades são levadas a cada vez mais atuarem em ambientes de conhecimento especializado, de organizações cada vez mais reflexivas; estamos face a face com sociedades cada vez mais inteligentes, por meios e formas contínuas, velozes, intensas, mas ao mesmo tempo essas práticas são também fragmentadas, superficiais, sem talvez se interrogar sobre a necessidade da qualidade da reflexão, de inquirir e sustentar uma observação mais elaborada sobre um cenário de atualidade ou de fatos do cotidiano”, pondera.

“Ao dispor para o grande público uma variedade imensa de obras, de ficção e não-ficção, a Feira do Livro de Santa Maria, expande essa forma de reflexão, de debate, de permitir ao público de todas idades apropriar-se de conhecimentos sólidos ou de informação variada, de tornar-se participativo e integrado ao processo escrita-leitura que, sabemos, é transformador do homem, elevando-o à uma condição de indivíduo para uma posição de sujeito leitor, capaz e ativo na sociedade”, analisa o prefeito.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR TODA A PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO DIA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR A PÁGINA DA FEIRA DO LIVRO NA INTERNET, ACESSE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo