EconomiaNegóciosSanta Maria

DIA DAS MÃES. Domingo para testar comportamento do comércio da cidade em ano de crise na economia

Entidades querem que lojas do Centro, principalmente no Calçadão (foto SMTur/Divulgação) funcionem um domingo por mês. Até o SM Shopping foi convencido a abrir as portas
Entidades querem que lojas do Centro, principalmente no Calçadão (foto SMTur/Divulgação) funcionem um domingo por mês. Até o SM Shopping foi convencido a abrir as portas

Por MARCOS FONSECA

O comércio de Santa Maria estará de portas abertas neste domingo, 3 de maio, o último antes do Dia das Mães. O funcionamento faz parte do calendário especial, adotado há seis anos, que prevê a abertura das lojas no domingo anterior a datas importantes. Além de oferecer um dia a mais para o consumidor escolher um presente, o próximo domingo terá como objetivo testar o comportamento do setor varejista local diante de um ano de crise na economia nacional e de possível retração nas vendas.

Os lojistas sempre esperem um crescimento nas vendas. Porém as entidades santa-marienses do setor revelam que a expectativa é que os negócios, este ano, se mantenham iguais ao verificado no Dia das Mães de 2014. Nem mais, nem menos. “Se conseguirmos manter as vendas no mesmo patamar do ano passado, já estaremos felizes”, afirma José Ademir da Costa, presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Santa Maria.

Costa admite que o pessimismo com as notícias sobre a economia brasileira tem afetado o comércio em geral. Com receio do que virá pela frente, o consumidor está deixando de comprar. Diante desse quadro, o presidente do Sindilojas considera que o próximo domingo indicará o que esperar dos sete meses seguintes. Para o varejo, o Dia das Mães é a melhor data em vendas no ano, depois do Natal.

A queda nas vendas afeta o faturamento do varejo e respinga no trabalhador. Nos dois primeiros meses de 2015, o comércio de Santa Maria registrou mais demissões do que admissões. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, em janeiro e fevereiro foram fechadas 307 vagas de trabalho nos 5,9 mil estabelecimentos pesquisados mensalmente no município.

Em março, o setor deu sinais de lenta retomada. Foram criados 33 postos de trabalho, conforme o Caged. Contudo, o resultado ficou 77,8% abaixo do verificado em março de 2014, quando haviam sido abertas 149 vagas.

Já o desempenho do comércio local melhora no comparativo do primeiro trimestre. No acumulado de janeiro a março de 2015, foram abertas 340 vagas na cidade, contra 218 em igual período do ano passado – uma elevação de 55,9%.

Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio-RS), os consumidores gaúchos devem gastar, em média, R$ 135,99 com o presente deste Dia das Mães. Os artigos mais vendidos na data são vestuário, cosméticos, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos.

Calendário dos domingos deve começar em julho

A proposta do Sindilojas e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de abertura do comércio de Santa Maria um domingo por mês deve ser colocada em prática a partir do segundo semestre, provavelmente em julho. No momento, estão sendo feitas negociações com outros segmentos, como o das imobiliárias, e com entidades e órgãos públicos para garantir o sucesso da iniciativa. A meta é recuperar a tradição do município como polo regional do comércio e frear as demissões.

Nesta terça-feira, em reunião com representantes do Sindilojas e da CDL, o comando da Brigada Militar assegurou reforço na segurança nos domingos em que as lojas funcionarem. O receio com a falta de policiamento no Centro era o que preocupava muitos lojistas contrários à abertura. “Estamos criando um ambiente favorável aos lojistas”, assegura o presidente da CDL, Jacques Eskenazi Neto.

Outro acordo feito nesta terça-feira foi com a direção do Santa Maria Shopping, localizado no Calçadão. O centro comercial normalmente não abre aos domingos, mas funcionará nas datas definidas para o funcionamento do comércio de rua.

Segundo Eskenazi Neto, a previsão é que as lojas do Centro abram no primeiro domingo de cada mês. Quando houver datas especiais, como o Dia dos Pais e o Dia da Criança, as lojas abrirão somente um domingo do mês, como ocorre atualmente. Inicialmente, não haverá comércio aberto dois domingos em um só mês.

Outra negociação é feita com o Sindicato dos Comerciários, para explicar aos trabalhadores sobre a abertura um domingo por mês. A medida busca, entre outros motivos, impedir as demissões no setor. A lei permite que o comércio funcione em qualquer domingo, desde que o lojista não exija que seu funcionário trabalhe mais que dois domingos consecutivos. O domingo trabalhado assegura um dia de folga na semana. Conforme a legislação, como há compensação com folga, o funcionário não receberá acréscimo de salário pelo domingo trabalhado.

Em feriados, as lojas não podem obrigar os funcionários a trabalhar, a menos que haja acordo legal entre patrões e empregados – em Santa Maria, não existe acordo. Na prática, isso impede o funcionamento de médios e grandes estabelecimentos.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo