Arquivo

Não custa lembrar. A luta para ampliar número de vereadores. Sem reduzir gastos, claro

Confira a seguir trecho de nota que publiquei no início da madrugada de 9 de maio de 2008, uma sexta-feira:

“É uma pena, mas… Santa Maria continuará tendo, mesmo, 14 vereadores na próxima Legislatura

No fundo, no fundo (e no raso também), muita gente ainda alimenta alguma esperança de que os deputados e senadores mudem a situação e, no caso santa-mariense, a próxima Legislatura seja composta de 21 edis, como já foi. Ou pelo menos 19, quem sabe 17. Isso, porém, que há algum tempo era um sonho, hoje pode ser considerado simplesmente delírio.

 

Mesmo que deputados e senadores quisessem (e há dúvidas a respeito) ou a pressão da opinião pública fosse favorável (o que, definitivamente, não é), ainda assim, a essas alturas, uma mudança no status atual, com 14 vereadores na boca do monte, se transforma em algo impossível.

 

Explicando melhor: a Justiça Eleitoral, através de seus porta-vozes no Tribunal Superior Eleitoral, garante ser possível mudar alguma coisa até o final de junho, prazo derradeiro para a realização das convenções que definirão o número e o nome dos candidatos a vereador, no pleito de 5 de outubro. Depois, não mais...”

 

Para reler a íntegra, clique AQUI.

 

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, é preciso que se diga que, mais adiante, em junho, os deputados até aprovaram o aumento do número de edis – mas com uma seríssima restrição de gastos nos legislativos comunais. Tão sérias que os próprios interessados pediram ao Senado para não tratar do assunto. O que foi feito. Agora, há novas tentativas, quem sabe frutíferas, de ampliar as Câmaras, inclusive a de Santa Maria. Mas, claro, com regras bem mais “palatáveis” de gastos – para eles, não para a sociedade, bem entendido.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo