Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta segunda, uma briga de “cachorro grande” na APUSM. E Fabiano subindo no…

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segunda-feira, 27 de abril, no jornal A Razão:

Mais uma vez a entidade docente é sacudida por uma disputa eleitoral (foto Divulgação)
Mais uma vez a entidade docente é sacudida por uma disputa eleitoral (foto Divulgação)

Forte disputa pela direção da APUSM

São mais de 3 mil associados. Deles, diz-se que ao menos 500 irão às urnas (na sede e nos campi da UFSM e da Unifra). Na noite desta quarta, 29, data do pleito, se conhecerão as novas Diretoria e Conselho de Curadores da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).

A exemplo do que ocorreu há dois anos, duas chapas se apresentam, numa disputa que, nos bastidores, se configura pra lá de forte, numa campanha acirrada. Inclusive, consta, por uma peculiaridade. Os grupos que concorrem, de certa maneira, representariam a atual e a ex-reitoria da UFSM, reeditando (ainda que com nomes outros) a contenda que opôs Paulo Burmann e Felipe Muller.

O primeiro apoia, agora, a chapa que busca a reeleição, com Tania Moura da Silva (presidente) e Eduardo Rizzatti (vice e atual pró-reitor de Infraestrutura). O segundo banca o ex-vice-reitor Dalvan Reinert, com Raul Ceretta Nunes de vice, da oposição. Briga de cachorro grande, pois.

SÓ EM MAIO

Dificilmente será antes de quinta, 30, o anúncio da proposta da Prefeitura para reajustar o salário do funcionalismo. Porém, intramuros, no Palacete da SUCV se dá como certo que o índice não passará de 6% para todas as categorias – com o que os docentes continuarão, por enquanto, com o Piso Nacional defasado.

De resto, o reajuste não será agora. Enfim, a folha de pagamento, com os atuais valores, já foi rodada, apurou o colunista junto a fontes do Executivo.

PREFEITO ‘DE BOA’

Já há quem estranhe a aparente falta de mobilização dos barnabés, que estão levando livre o prefeito, na demora do reajuste. Cezar Schirmer, como diz a gíria do momento, está “de boa”.

SOBE NO TELHADO A…

Aparentemente, está em banho-maria a eventual adesão do suplente de deputado federal pelo PT, Fabiano Pereira, ao PDT. Até mesmo o evento que seria marcado para 16 de maio, em que o futuro pedetista seria recebido com fanfarras e lideranças estaduais presentes não está mais confirmado. A razão? Fabiano estaria reconsiderando…

…SAÍDA DE FABIANO

Pelo sim, pelo não, e como a chegada de Fabiano estaria subindo no telhado, o edil Marcelo Bisogno, com quem o colunista papeou sábado, diz manter sua pré-candidatura a prefeito, independentemente da chegada (que teria sido inclusive acertada com os principais líderes estaduais do PDT) ou não do por enquanto petista.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Garibaldi, nunca fui filiado a nenhum outro partido, não confunda as pessoas. Meu pai e eu, assim como tu e teu pai e também todos os outros pais e filhos, não são a mesma pessoa e não tem a mesma história.

  2. Antes do PDT pensar em trazer o Fabiano Pereira, o que não acredito pelo histórico e pela índole desse petista orgânico, deveria rever o voto dado na aprovação da terceirização, verdadeira punhalada nas costas dos trabalhadores. Leonel Brizola deve estar se revirando no túmulo…

  3. pelo jeito a barnabezada municipal está sem liderança. Ou então os diretores dos sindicatos estão contentes com "qualquer" reajuste que o alcaide colocar goelinha abaixo. Caminhando e cantando e seguindo a canção , somos todos iguais braços dados ou não. Ih, acho melhor mudar o repertório…

  4. Caro Claudemir, o evento do dia 16 de Maio nunca foi para receber o Fabiano no PDT. O evento é apenas o CONGRESSO ESTADUAL da JSPDT/RS, nunca foi feito para receber nenhum novo filiado ao partido. Se fosse acontecer o tal ato, seria após o Congresso, para aproveitar a presença das lideranças do PDT Estaduais e Nacionais na cidade.

    E o real motivo de ser transferida a data do dia 16 de Maio, é que foi marcado um encontro pelo Presidente Nacional, Carlos Lupi, no mesmo dia no RJ.

    Att,

    NICOLAS XAVIER
    Presidente da JSPDT/SM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo