Ministério PúblicoSanta Maria

IDOSOS. Ministério Público pede vistoria em todos os asilos de Santa Maria e outros três municípios

Recebi agora há pouco, e por sua óbvia importância, reproduzo na íntegra nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério Público. Confira:

“A pedido do Ministério Público, os municípios da Comarca de Santa Maria devem fazer uma vistoria em todos seus asilos e casas lar, entre outras instituições de longa permanência para idosos. As Prefeituras de Itaara, Santa Maria, São Martinho da Serra e Silveira Martins têm 90 dias, a contar desta sexta, 13, para encaminhar à Promotoria Especializada de Defesa Comunitária, um relatório de cada um desses espaços.

Nos documentos deverão constar a identificação das instituições, assim como a descrição da estrutura física do local, recursos humanos que dispõe e medidas de saúde como vacinação e oferta de medicamentos. Além disso, cada estabelecimento deverá informar de que forma promovem ações voltadas ao desenvolvimento do residente, ou seja, que atividades culturais e de integração com a família e a comunidade oferecem.
O documento encaminhado pelo promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro pede que as Secretarias de Saúde façam a vistoria em todas os espaços de longa permanência para idosos, inclusive os não legalizados. Nesse caso, o Ministério Público exige que sejam regularizados os alvarás de funcionamento e sanitário, entre outros documentos. No pedido oficial encaminhados às Prefeituras, estão anexados a resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas normas poderão guiar o trabalho os profissionais responsáveis pela inspeção nos locais.

A medida faz parte de uma determinação da comissão de Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria Estadual de Saúde. Ela estabelece a todos os municípios os procedimentos da Vigilância sanitária,dentre esses fiscalização de estabelecimentos de baixa complexidade, no qual incluem espaços destinados aos idosos. A intenção da Promotoria é garantir a esse público atendimento qualificado em locais devidamente adequados para eles.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir, obrigado pelo apoio.
    Esta é uma matéria de relevante interesse social,
    pois envolve nossos idosos, no mais das vezes, abandonados nos asilos.
    Saudações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo