Num momento em que eventos de grande qualidade são suspensos ou mesmo cancelados, caso da Jornada de Literatura de Passo Fundo por exemplo, é bom ressaltar a notícia positiva. No caso, a realização, em Vale Veneto (interior de São João do Polêsine), de mais uma edição do Festival de Inverno. E, junto, a Semana Cultural Italiana.
A promoção do festival é da UFSM, e acontece há três décadas. Para saber mais da próxima edição, entre outras informações, vale conferir o material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade. A foto é de Felippe Richardt
“30º Festival Internacional de Inverno será de 26 de julho a 2 de agosto
O Festival Internacional de Inverno da UFSM terá sua 30ª edição de 26 de julho a 2 de agosto, no distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine. Paralelamente, acontece a 30ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.
O lançamento do Festival de Inverno e da Semana Cultural será no dia 9 de junho, em Vale Vêneto. A realização é do Departamento de Música do Centro de Artes e Letras (CAL), com promoção da UFSM, Universidade da Georgia (EUA), Prefeitura de São João do Polêsine e comunidade de Vale Vêneto.
O Festival de Inverno da UFSM teve início em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens, surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e, desde então, a UFSM, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine têm sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da Universidade da Georgia.
Nesses 29 anos de existência, além de alunos brasileiros vindos de diferentes estados, o festival teve também a participação de alunos da Argentina, Uruguai, Bolivia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados professores. Neste mesmo período, mais de 40 universidades e conservatórios de música da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no festival, através de professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.
Neste ano, participarão professores de países como Estados Unidos, Espanha, Itália, Israel, Alemanha, entre outros.
O 30º Festival Internacional de Inverno da UFSM terá diversas oficinas de música: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarineta, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, marimba e vibrafone, violão, piano, canto, regência de orquestra e educação musical. Além das oficinas, o festival oferecerá também prática de orquestra sinfônica, prática de orquestra de sopros e música de câmara…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O FESTIVAL, CLIQUE AQUI.
poderiam mandar a programçao do festival de inverno 2015?