EducaçãoInternetTecnologiaUFSM

DIA 20. Instalação de um novo gerador tirará “do ar” toda a comunicação eletrônica e de internet da UFSM

É bom mesmo o pessoal ir se preparando. Ao longo de todo o dia 20 deste mês toda a comunicação eletrônica da UFSM estará fora do ar, inviabilizando uma série de serviços prestados habitualmente. Mas há uma razão consistente pra isso, como informa material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da instituição. O texto e a foto são de Lucas Casali. A seguir:

Novo gerador de energia será instalado. A telefonia fixa também poderá ser atingida
Novo gerador de energia será instalado. A telefonia fixa também poderá ser atingida

Internet e outros serviços de comunicação na UFSM estarão fora do ar no dia 20

Diversos serviços de comunicação eletrônica estarão indisponíveis na UFSM no dia 20 de maio, devido à instalação de um novo gerador de energia elétrica no Centro de Processamento de Dados (CPD). A internet estará fora do ar, e há a possibilidade de o mesmo acontecer com a telefonia fixa na instituição. O desligamento dos servidores, programado para essa data, vai impossibilitar ainda o acesso aos portais e páginas web hospedados no CPD e também ao ponto eletrônico e serviços de rede – incluindo o Sistema de Informações para o Ensino (SIE).

A troca de gerador no CPD tem o objetivo de melhorar a disponibilidade dos sistemas de informação na UFSM, que atualmente é prejudicada sempre que há oscilação ou queda momentânea de energia. A situação é comum principalmente no verão, quando a demanda por energia elétrica aumenta. O gerador atualmente instalado no CPD não tem respondido adequadamente a essas quedas e oscilações, por isso será encaminhado para conserto.

Adquirido ao custo de quase R$ 300 mil, o novo gerador tem potência de 360 quilovoltamperes (kVA). Abastecido a diesel, sua autonomia pode variar de 8 a 12 horas (dependendo da demanda de energia). Técnicos da empresa Stemac vão instalá-lo durante toda a manhã e tarde do dia 20 de maio. Este é o tempo necessário para a realização do start-up, que inclui configuração, ajustes, testes e outros procedimentos necessários para colocar o gerador em operação.

Após consertado, o gerador antigo será novamente instalado no CPD, ficando como reserva técnica em caso de falha do novo equipamento. Entretanto, os mesmos procedimentos de start-up programados para o dia 20 terão de ser repetidos quando da reinstalação do gerador antigo (que ainda não tem data para acontecer). Ou seja, a internet e os outros serviços de comunicação mencionados acima ficarão novamente indisponíveis durante um dia inteiro na universidade…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo