MemóriaPolítica

MEMÓRIA. Morte de Mendes Ribeiro Filho comove o mundo político gaúcho. Velório vai até o fim da tarde

Homenageado junto com os constituintes estaduais, em 29 de outubro passado. Foi uma das últimas aparições públicas de Mendes Ribeiro Filho (D) – que emocionou seus ex-colegas
Homenageado junto com os constituintes estaduais, em 29 de outubro passado. Foi uma das últimas aparições públicas de Mendes Ribeiro Filho(D) – que emocionou seus ex-colegas

Políticos de todas as correntes estão se manifestando acerca da MORTE de Mendes Ribeiro Filho na noite deste sábado, ele que lutava há oito anos contra um câncer no cérebro. Entre os que se manifestaram, por exemplo, está o governador José Ivo Sartori, para quem a trajetória do político morto foi marcada por lealdade e espírito público. Ele era um ponto de equilíbrio em todas as ocasiões. O consenso e o entendimento faziam parte de sua natureza” (lá embaixo, o linque para a manifestação oficial do Governador).

Com luto oficial decretado por três dias, o Estado lamenta o desaparecimento de um politico que atuou no parlamento e também no Executivo. Seu último cargo foi ministro da Agricultura do governo de Dilma Rousseff. O velório vai até o final da tarde, quando acontece cerimônia de despedida na Assembleia, e a cremação do corpo ocorre às 8 da noite, na capital.

Um dos melhores materiais acerca de Mendes foi produzido pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, inclusive com uma biografia política alentada. Vale conferir o material, com foto de Marcelo Bertani. A seguir:

Nota de pesar pelo falecimento do ex-ministro Mendes Ribeiro Filho 

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-ministro da Agricultura e ex-deputado desta Casa, Mendes Ribeiro Filho, ocorrido no final da noite deste sábado (9) no Hospital São José da Santa Casa de Porto Alegre. 

O corpo de Mendes Ribeiro Filho está sendo velado desde as 8h30 no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha. O velório prossegue até as 18h, quando acontece uma cerimônia de despedida no local. Após, o corpo segue para o Crematório Metropolitano São José, em cerimônia reservada à família. O ex-ministro sofria de câncer.

Atuação

Em 1989, em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, Mendes Ribeiro Filho foi eleito para um dos cargos que considerou como dos mais marcantes de sua larga trajetória política: o de relator da Assembleia Constituinte do Rio Grande do Sul. “Passados 25 anos, as lembranças permanecem vivas em minha memória. Nós, deputados constituintes, jovens políticos com energia para mudar o mundo, estávamos decididos a resolver os problemas seculares do Rio Grande do Sul. A ousadia foi o combustível que nos moveu durante os longos meses de imersão absoluta. A decisão estava em nossas mãos”. As palavras são da última mensagem pública de Mendes Ribeiro, que mesmo enfermo compareceu à Sessão Solene em que a Assembleia gaúcha prestou, no dia 29 de outubro de 2014, uma homenagem aos 25 anos da Constituinte estadual. Na ocasião, após ter sido saudado por todos os presentes em Plenário, sua mensagem foi lida então pelo presidente da Casa, deputado Gilmar Sossella (PDT)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM A MANIFESTAÇÃO DO GOVERNADOR SARTORI (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo