MemóriaPolítica

MEMÓRIA. Morre o ex-ministro Mendes Ribeiro Filho, em Porto Alegre. Corpo do será velado na Assembleia

Mendes Ribeiro Filho lutava contra um câncer no cérebro. Faria 56 anos em 27 de dezembro
Mendes Ribeiro Filho lutava contra um câncer no cérebro. Faria 61 anos em 27 de dezembro

COM CORREÇÕES E ACRÉSCIMOS, À 1 E 24

Morreu agora à noite, em Porto Alegre, aos 60 anos, o ex-deputado federal e ex-ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Ele lutava há oito anos contra um câncer no cérebro e estava internado na Santa Casa de Misericórdia.

Não há ainda horários definidos para o velório e a cerimônia de cremação, mas um será na Assembleia Legislativa e o outro no Crematório Metropolitano, na Capital.

O governador José Ivo Sartori, como Mendes do PMDB, anunciou no Twitter, que decretará luto oficial por três dias, no Estado. Também deu opinião sobre o ex-companheiro: “A trajetória de Mendes é marcada por lealdade e espírito público. Um nome que, tal qual seu pai, fica para sempre na história do RS.”

A seguir, você confere uma pequena biografia de Mendes Ribeiro Filho, retirada da enciclopédia Wikipedia, disponível apenas na internet. A foto é do perfil do ex-ministro no Feicebuqui. Acompanhe:

“Mendes Ribeiro Filho seguiu os passos de seu pai, o também advogado e político Jorge Alberto Beck Mendes Ribeiro, que também foi radialista e ingressou na vida pública ainda jovem.

Graduado em direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.Em 1982 aos 28 anos, quando era filiado ao PDS, assumiu seu primeiro mandato, o de vereador em Porto Alegre. Antes disso, já havia ocupado alguns cargos do segundo escalão do Executivo municipal e na Assembleia Legislativa.

Foi deputado estadual nas legislaturas de 1986 a 1990 e de 1991 a 1994. No Executivo estadual ocupou três secretarias: Justiça (1983-1984); Obras Públicas, Saneamento e Habitação (1995-1996) e Casa Civil (1996-1999). Em 1995, trocou a Assembleia Legislativa pela Câmara dos Deputados. Em 2004, concorreu ao cargo de prefeito de Porto Alegre.

Desde 1996 exerceu o cargo de deputado federal até ser indicado, em 18 de agosto de 2011, ao Ministério da Agricultura pelo vice-presidente Michel Temer, colega de partido, embora também conhecesse a presidente Dilma Rousseff desde a década de 1980.

Substituiu Wagner Rossi, que havia pedido demissão após denúncias de irregularidades.

Deixou o ministério em 16 de março de 2013. Após dois anos lutando contra um câncer no cérebro , faleceu em 9 de maio de 2015, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo