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TRANSPORTE. Santa Maria confirmada no traçado da Ferrovia Norte-Sul. Agora, quando isso irá acontecer…

No Rio Grande, os trilhos passarão por doze municípios. Santa Maria incluída no mapa
No Rio Grande, os trilhos passarão por doze municípios. Santa Maria incluída no mapa

Não há perspectiva, apesar do otimismo oficial, de quando a obra acontece. Mas, de todo modo, pelo menos uma coisa já é possível comemorar: Santa Maria está incluída no trajeto original da porção gaúcha da Ferrovia Norte-Sul.

De todo modo, o entusiasmo existe. Valdeci Oliveira, por exemplo, que coordena o Comitê Regional de Mobilização Permanente pela Ferrovia Norte-Sul assegura que a mobilização não será interrompida. E mais: “a confirmação desta notícia consolida a retomada do transporte ferroviário no Estado e cria nova alternativa de desenvolvimento para a região central e a metade sul”, disse o deputado (para saber mais do que ele pensa, há um linque específico lá embaixo desta nota).

Mais detalhes você tem no material publicado originalmente na versão online do jornal A Razão, com foto de Reprodução. A seguir:

Valec publica o traçado definitivo da Ferrovia Norte-Sul

A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A publicou em seu site oficial o traçado definitivo da Rodovia Norte-Sul, ligando a região da produção, passando por Santa Maria até o Porto de Rio Grande. No Rio Grande do Sul, os trilhos passarão, ainda, pelos municípios de Caiçara, Iraí, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões, Palmeira das Missões, Condor, Panambi, Cruz Alta e Pelotas.

A definição do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul levou em conta aspectos como a demanda econômica, o fluxo de caminhões e a geografia do solo, tendo em vista o menor custo logístico de transporte e o incremento do volume de cargas. Parte da ferrovia já foi construída do Pará, passando por Maranhão, Tocantins, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não há previsão para inserção da porção Sul no plano de concessões a ser lançado em junho.

A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia brasileira, concessionarizada à VLI2 através de licitação realizada pela VALEC em 2008 à sua antiga controladora Vale S.A. no trecho de Açailândia (km 0) até Porto Nacional (km 720, próximo a Palmas (tocantins)). O trecho entre Porto Nacional e Anápolis, com mais 855km está basicamente pronto para rodar3 , entretanto não há um terminal operacional nesses 855km4 .

SAIBA MAIS

Quando concluída, A Ferrovia Norte Sul possuirá a extensão de 4.155 km e cortará os estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A ferrovia foi concebida sob o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro. As obras da ferrovia iniciaram-se em 1987, durante o governo do presidente José Sarney.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

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2 Comentários

  1. Passagem por Santa Maria era praticamente certa porque querem aproveitar muito do que já existe. Região Noroeste do estado vai começar a embarcar soja via Itajaí em SC porque é mais perto.
    Quando vai ficar pronto? Como Valdeci, o onipresente, está envolvido, deve ser logo depois do asfaltamento da estrada que liga SM a São Martinho.

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