CAMPO. Prefeitura quer implantar Sistema que pode levar agroindústrias locais a ampliar os seus negócios
Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. Esse é o nome do “bicho”, o SISBI. Sem ele, que garante equivalência às inspeções sanitárias de outras instâncias, nenhuma agroindústria local pode fazer negócios com comunas além de Santa Maria.
Só isso já seria suficientemente importante para melhorar a vida dos pequenos empreendedores. Mas, e o que a cidade está fazendo para se enquadrar e aos seus empresários oriundos do campo? E mais detalhes do SISBI? Confira no material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura, com texto de Ana Bittencourt e foto de Divulgação/SDR. A seguir:
“Secretaria de Desenvolvimento Rural orienta agroindústrias do município para adequação ao SISBI-POA
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SRD), busca implantar no município o Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SISBI-POA) a fim de obter equivalência da inspeção sanitária municipal à federal. Na prática, a equivalência proporciona a agroindústrias, como frigoríficos e abatedouros da cidade, a comercialização de produtos de origem animal a outros municípios do país, desde que atendam às normas sanitárias federais.
De acordo com o secretário titular da pasta, Rodrigo Menna Barreto, para atender às exigências da equivalência, é necessário que as agroindústrias atendam a uma série de critérios, tanto em seus processos, quanto em suas estruturas e também na parte documental. As adequações incluem controle de produção, controle ambiental, instalações apropriadas, qualidade da água, bem estar animal, higiene, entre outros critérios.
A fim de orientar e dar suporte a estas empresas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural está se reunindo com os responsáveis técnicos destes locais. “Nossa intenção é chamar todos os frigoríficos, abatedouros e outras agroindústrias que trabalhem com produtos de origem animal para orientá-los sobre os procedimentos que devem ser adotados. Desta forma, no momento em que o município conquistar a equivalência, as empresas estarão aptas a comercializar seus produtos em outras cidades e regiões do país, expandindo assim seus negócios”, explica…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.