Destaque

HISTÓRIA. Cyrilla confirma informação publicada há um ano, no site: reabertura da indústria está próxima

cyrilla seloNum achado profissional do reporter Marcos Fonseca, após visita de empresários contando a novidade ao prefeito Cezar Schirmer, o site publicou, em 8 de maio do ano passado, um material EXCLUSIVO: “Burocracia atrasa projeto, mas Cyrilla deverá ser reaberta em 2016, garantem novos donos.”  Vale reconferir um pequeno trecho:

“…A proposta de reabertura da antiga Fábrica Cyrilla de Bebidas, prevista para ocorrer em 2014, está atrasada, mas não foi abandonada. Ao contrário, toda semana, três empresários de Santa Maria que decidiram resgatar uma das mais importantes indústrias locais têm se encontrado, quase secretamente, para traçar os rumos do empreendimento. E um dos sócios revelou a este site que a previsão é começar as obras a partir de julho. Antes, será necessário driblar a burocracia, principal motivo do atraso do projeto para reativação da indústria inaugurada em 1910 e desativada desde 2008.

Em 2013, os empresários José Antônio SaccolLuiz Antônio Marquezan Bagolin e Lairton Padoinanunciaram a intenção de reabrir a fábrica ao prefeito Cezar Schirmer (PMDB). Além de reativar a unidade, o trio de empreendedores planeja construir um memorial para ajudar a contar a história da Cyrilla. A meta era recomeçar a produzir em 2014 os tradicionais refrigerantes da marca genuinamente santa-mariense, entre elas os sabores laranja e limão, guaraná, água tônica e a mais famosa de todas, a Cyrillinha – refrigerante gasoso feito com essência da casca de laranja e raspas de limão cujo sabor ainda hoje está guardado na memória dos antigos consumidores da bebida…”

A tradicional indústria santa-mariense está prestes a voltar às atividades. Inclusive com aqueles produtos que, outrora, a consagraram
A tradicional indústria santa-mariense está prestes a voltar às atividades. Inclusive com aqueles produtos que, outrora, a consagraram

Agora, o presente.

Vale acompanhar o material publicado na coluna “Página 2”, do jornal Diário de Santa Maria, neste final de semana, com a confirmação daquela informação de um ano atrás. O texto é da colega Ticiana Fontana. A seguir:

Cyrillinha voltará a ser comercializada em Santa Maria

…Um grupo de empresários de Santa Maria, que prefere manter o anonimato, investe na reabertura da fábrica de refrigerantes Cyrilla, que fechou em 2008. Quem passa em frente ao prédio, na Rua Marechal Deodoro, entre os bairros Perpétuo Socorro e Itararé, percebe que a obra está andando com agilidade. 

Dá para espiar os tanques que devem abrigar a retomada da produção de um dos ícones da cidade, o guaraná Cyrilla – que seria o primeiro fabricado no Brasil, com a fórmula registrada em 1906 e produção iniciada no Coração do Rio Grande em 1910. 

O projeto existe há sete anos, mas os planos acabaram atrasando em função de uma série de testes e encaminhamentos de licenças necessárias para o negócio. A obra começou no final de 2015 e deve ser concluída nos próximos meses. Depois, entra a etapa de colocação dos equipamentos. A intenção é reabrir a fábrica até 2017. Os donos não dão detalhes de número de empregos e valor investido.
Segundo um dos sócios, num primeiro momento, serão produzidos 13 produtos, incluindo água gaseificada, tônica e cinco versões normais e zero dos refrigerantes Cyrillinha (feita com o óleo essencial da casca de laranja), Guaraná Cyrilla, Cyrilla Uva, Cyrilla Laranja e Gasosa Limão. 

Os planos são mais ambiciosos, envolvem uma futura fabricação de uma linha de licores e outros atrativos para o visitante da fábrica centenária. Além de mexer com a memória carinhosa pelo refrigerante, os empresários esperam lucrar com o retorno da bebida made in Santa Maria.” 

Empresários que pretendem reativar a indústria estiveram, há pouco mais de um ano, explicando seus planos a Schirmer (foto Arquivo AIPM)
Empresários que pretendem reativar a indústria estiveram, há pouco mais de um ano, explicando seus planos a Schirmer (foto Arquivo AIPM)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI (se você for assinante do DSM ou não tiver esgotado a quota de 10 notas gratuitas mensais).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo