Artigos

Planejamento para a vida acadêmica – por Carlos Costabeber

Tenho recebido inúmeros pedidos para palestras nas universidades da região. E isso se deve a minha pronta disponibilidade, e experiência como pai, professor e empresário. Acredito que tenho ajudado essa gurizada, que vive uma grande incerteza com relação ao futuro profissional; e nada como ter a oportunidade de conversar com quem é do ramo.

Já no começo, faço uma pergunta intrigante: “o que serei daqui há 10 anos?” O resultado  é um silêncio absoluto! 100% dos jovens universitários não têm resposta para essa questão crucial para as suas vidas. É que “vivem numa redoma”, distantes da realidade vivida fora dos muros das universidades. Para eles, tudo parece se resolver como num passe de mágica. Ledo engano! Aqui a coisa é totalmente oposta, onde impera uma rigorosa seleção de mercado. Por isso é crescente o número de recém-formados que não encontram emprego, pois o diploma não dá a tranquilidade de um futuro garantido.

Passado o susto inicial, falo sobre a importância de se traçar um planejamento de vida. Assim como nas empresas, tentar prever o futuro é um exercício obrigatório de sobrevivência. E se você está convencido de ter escolhido a profissão certa, aqui vai uma sequência de regras bem práticas:

(1) Analisar a situação da profissão no presente e no amanhã; (2) Traçar os objetivos pessoais, cuidando para que estejam  dentro da realidade;  (3) Estudar as alternativas e o esforço a ser desenvolvido para alcançar esses objetivos; (4) Permitir que o plano seja flexível, e que possa ser alterado sempre que necessário; (5) Deve estar sempre 5, 10 anos na frente; assim, a cada etapa vencida, outra deve ser projetada; (6) Prever sempre o “melhor cenário” e o “pior cenário”, pois cada situação exige decisões bem distintas; (7) Ter sempre em vista um “Plano B”, ou “C”; e (8) Colocar o plano em execução, depois de discuti-lo exaustivamente com professores e profissionais da área.

Por fim, você deve levar muito em consideração:

(1) A importância de trabalhar enquanto estuda, pois a teoria não agrega conhecimento suficiente; (2) ser fluente em inglês; (3) pensar grande, ter ambição, buscar sempre a superação; e (4) ser um cidadão do mundo.

Só assim, você estará seguro para seguir em frente, e ter sucesso na vida.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo