Artigos

Tecnologia e sustentabilidade: as cidades do futuro se aproximam – por Paulinho Salerno

“Pequenos municípios não podem ser excluídos do mapa do progresso digital”

Antecipar problemas e criar soluções inteligentes para os problemas é a dialógica do mundo atual, cada vez mais conectado e caminhando para a era da conectividade. Mas como as cidades têm se preparado para este salto? Qual o papel do Poder Público no tangente a esta discussão.

Não é de hoje que as pautas sobre inovação e tecnologia estão sobre a mesa dos Prefeitos. Temos debatido anualmente questões que caminham lado a lado com a inovação, que em muitos momentos passam despercebidas. Desde as questões que envolvem o emprego da tecnologia a melhores resultados nas produções do agronegócio, como vimos na ExpoInter, até a inovação incorporada às salas de aula, através da modernização do ensino.

Já estamos vivendo uma era de grandes avanços, com veículos elétricos e autônomos, casas inteligentes, aparelhos que facilitam a vida diária, mas também precisamos pensar em questões macro, que podem surgir a partir deste rápido florescimento da tecnologia, quase instantânea.

Os impactos ambientais também têm sido pautados, da compra ao descarte. Soluções ecológicas precisam ser consideradas e debatidas pelos gestores, em especial os que lidam diretamente com o meio ambiente.

Quando falamos de transformação tecnológica, este tema pode ser facilmente associado a classes mais altas, porém o Poder Público tem o papel de trabalhar esta questão para que o bem estar coletivo seja abrangente, estendendo-se às classes menos favorecidas.

Pensar em políticas públicas que contemplem a todas as pessoas é um dever de todo gestor. É bem verdade que temos grandes centros e grandes polos onde os avanços acontecem de maneira mais acelerada, porém os pequenos municípios não podem ser excluídos do mapa do progresso digital – e nem de outras esferas, obviamente.

Participei nesta semana, enquanto Presidente da Famurs, do lançamento do Smart Cities Park. Este é o primeiro evento de inovação para gestão dos municípios, onde Prefeitos, Prefeitas, Vices, Secretários e Secretárias estarão reunidos com players de empresas da iniciativa privada, debatendo o papel do poder público e as ideias das organizações acerca do pensar nesta transformação digital.

Vamos nos reunir em Nova Petrópolis, entre os dias 23 e 25 de novembro nesta discussão que visa o estímulo às cidades e a impulsão às startups para trabalhar no sentido de melhorar a vida no dia a dia dos municípios.

Sabemos que esta discussão e esta jornada serão longas, porém é preciso antecipar discussões, porque as cidades do futuro já estão aí. Queremos que elas estejam cada vez mais conectadas e direcionadas ao bem estar coletivo e que nossos gestores estejam preparados para trabalhar este tema que é tão importante ao desenvolvimento das nossas cidades.

(*) Paulinho Salerno é prefeito municipal de Restinga Sêca e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ele escreve no site às quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo