AssembleiaSaúde

SAÚDE. Audiência pública debate 25 anos do SUS

O momento talvez não seja exatamente aquele adequado. Pelo menos não no Rio Grande do Sul da contenção de recursos, que afetam inclusive o setor de saúde e o Sistema Único. Ou quem sabe seja exatamente esse o momento certo para debater.

De todo modo, acontecerá amanhã, a partir das 9 e meia da manhã, na Assembleia Legislativa, uma audiência pública que tratará dos 25 anos da regulamentação do Sistema Único de Saúde. Quem a propôs foi o deputado Valdeci Oliveira, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, e de cuja assessoria de imprensa chega o relato a seguir, com detalhes do encontro. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:

Valdeci (C): SUS representa evolução enorme em relação a um passado não muito distante
Valdeci (C): SUS representa evolução enorme em relação a um passado não muito distante

Comissão de Saúde debate 25 anos do SUS nesta quarta

Os 25 anos da regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) serão debatidos em uma audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa nesta quarta (24). Marcada para às 9h30min, no Plenarinho do Parlamento gaúcho, a atividade contará com a presença da superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Sandra Fagundes, a qual representará também o Ministério da Saúde.

Conforme o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que propôs a audiência e é presidente da Comissão de Saúde, o objetivo é discutir, principalmente, os desafios do SUS no presente e no futuro. “O SUS representa uma evolução enorme em relação a um passado não muito distante, quando a saúde da população brasileira era centrada na lógica da medicina curativa e privada. O SUS garante atendimento universal de saúde à população, por isso tem de ser consolidado e aperfeiçoado a cada período”, afirmou Valdeci.

Além do Ministério da Saúde, estarão representados na audiência a Secretaria Estadual da Saúde, a Ajuris, a OAB, o Sindicato Médico do RS, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre outras entidades. “Temos de fortalecer cada vez mais o papel e a estrutura dos serviços de atenção básica do SUS. Isso é vital para prevenir doenças, mortes e para acabarmos com a superlotação dos hospitais e unidades de saúde”, acrescentou.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo