Economia SolidáriaSanta Maria

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Abertura marcada pelo discurso em defesa da secretaria nacional do Setor

A abertura oficial contou com um punhado de autoridades de todos os níveis. Ela...
A abertura oficial contou com um punhado de autoridades de todos os níveis. Ela…

Por MAIQUEL ROSAURO (assessor de imprensa dos eventos), texto e fotos

A cerimônia de abertura da 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 11ª Feira Latino Americana de Economia, na tarde deste sábado, em Santa Maria-RS, foi uma das concorridas dos últimos anos. Dezenas de autoridades e integrantes de movimentos sociais estiveram presentes no ato, que destacou-se pelos discursos em defesa da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Logo no início do evento, a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, dirigiu-se diretamente ao secretário-geral da Presidência da República, ministro Miguel Rossetto.

– Pedimos que o senhor leve um recado para presidente Dilma Rousseff. Ouvimos um boato de que a equipe da Senaes será destituída, mas a Senaes é nossa. Nossa secretaria não é moeda de troca e se isso acontecer, pedras irão rolar! – advertiu a religiosa.

...foi antecedida da Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social
…foi antecedida da Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social

Em seu discurso, Rossetto deixou claro que entendeu o recado.

– Vou levar essa mensagem para Brasília, irmã Lourdes Dill. Vou dizer que aqui em Santa Maria pedras pularam e pedras falaram.

O ministro ainda ressaltou que o governo Federal não quer a Economia Solidária distante da economia nacional.

– É preciso acreditar na Economia Solidária, em uma sociedade mais igualitária, que seja capaz de aceitar as diferenças e confrontar as desigualdades – destacou Rossetto.

O economista e titular da Senaes, Paul Singer, disse estar comovido com o apoio recebido pelo público em favor de sua permanência na pasta e também deixou claro que a Economia Solidária não se baseia apenas na Agricultura Familiar.

– Precisamos aprender a fazer Economia Solidária em tudo em nossas vidas – refletiu Singer.

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, também afirmou que a Senaes é dos movimentos sociais e explicou em seu discurso porque prestigia a Feira todos os anos.

– Cada vez que venho aqui eu me sinto energizado – disse Olívio.

A cerimônia também contou com a presença do deputado federal Elvino Bohn Gass, dos deputados estaduais Valdeci Oliveira, Jorge Pozzobom e Tarcísio Zimmermann, do prefeito municipal de Santa Maria, Cezar Schirmer, e do arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Rubert. O evento foi finalizado com diversas homenagens a lideranças da Economia Solidária e movimentos sociais.

Mais cedo, no início da tarde, foi realizada a 11ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social. O evento foi puxado pelo músico Antonio Gringo e contou com dezenas de participantes, sobretudo, jovens e integrantes do movimento feminista.

Neste sábado (11), o destaque da Feira é a Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas, que irá ocorrer no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, entre 9h30min e 17h. A coordenação é da Arquidiocese de Santa Maria e Regional Centro do Amor Exigente. Devem participar do evento, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Dr. César Luís de Araújo Facciolo; prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer; arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert; diretor do departamento estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, coronel Edison Tabajara Rangel Cardoso; e a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.

Às 17h, ainda no sábado, no Palco da Feira, ocorre a entrega do “Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária – Homenagem à Sandra Magalhães”.

No domingo (12), a cerimônia de encerramento inicia às 18h, no Palco da Feira.

São esperados cerca de 240 mil visitantes na 22ª Feicoop, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Ano passado, a Feira recebeu cerca de mil expositores, que ofereceram em torno de 10 mil produtos, entre: Agroindústria Familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais e produtos de oito povos indígenas. Para esta nova edição, é esperada uma quantidade similar de expositores e produtos.

Os eventos de Economia Solidária são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro e Fórum Gaúcho de Economia Solidária, entre outras entidades.

Horário de abertura da Feicoop

Sábado (11 de julho): 8h às 20h

Domingo (12 de julho): 8h às 18h

Entrada gratuita

Curta a página da Feicoop no Facebook: http://www.facebook.com/feicoop

PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DOS EVENTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo