AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEstadoMeio AmbientePolíticaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. LDO na Assembleia, INSS em greve, Câmara, “Lixo à vista…”, teatro de ocupação

* A menos que algum acordo de lideranças ocorra e projetos sejam “puxados”, não há nada significativo a ser apreciado pela Câmara de Vereadores, nesta terça.

* Pelo menos a depender do boletim legislativo 36/2015, que traz a Ordem do Dia prevista para a sessão ordinária. Nem mesmo a Tribuna Livre será ocupada. Aguarda-se, portanto, o discurso dos parlamentares. Que é de onde pode surgir alguma notícia.

* Já na Assembleia Legislativa, esta semana tende a ser quente. Tudo por conta da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que os deputados precisam votar.

* A LDO, proposta pelo Governo do Estado, não prevê qualquer reajuste, exceto o “vegetativo”, no que toca a reajustes salariais, o que inclui também os poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e da Defensoria Pública.

* O gritedo é grande e deverá, certamente, repercutir no plenário do parlamento gaúcho. É o primeiro teste de fidelidade a que José Ivo Sartori submete sua base na Assembleia.

* A LDO é uma das sete MATÉRIAS em condições de ser apreciadas pelos deputados. Outra é do santa-mariense Jorge Pozzobom, que inclui no calendário oficial de eventos do Estado a Exposição Feira de São Gabriel.

* De todo modo, no final da manhã se saberá o que vai ou não ser apreciado. A decisão sai de reunião do colégio de líderes partidários com a Mesa Diretora do Legislativo.

A partir dessa terça, só 30% dos servidores do INSS deverão trabalhar (foto Reprodução)
A partir dessa terça, só 30% dos servidores do INSS deverão trabalhar (foto Reprodução)

* A partir desta terça, como informa REPORTAGEM da colega Carmen Staggemeier Xavier, na versão online do jornal A Razão, começa a greve dos servidores do INSS, inclusive em Santa Maria.

* Os grevistas se concentram na sede da agência, a partir das 9 da manhã, mas a paralisação começa duas horas antes. Entre as reivindicações, está o reajuste de 27%.

* O sindicato dos trabalhadores da categoria previdenciaram estimam uma adesão de até 70% no Rio Grande do Sul. Serão mantidos, como manda a lei, 30% do efetivo em serviços essenciais, entre os quais as perícias médicas.

Lixo à Vista: sucesso em outros municípios gaúchos, peça chega agora a Santa Maria
Lixo à Vista: sucesso em outros municípios gaúchos, peça chega agora a Santa Maria

* O projeto cultural Terra à Vista já levou o espetáculo “Lixo à Vista! Uma aventura pirata” a diferentes cidades do Rio Grande do Sul.

* Nesta quarta é a vez de Santa Maria receber a peça, que aborda através do teatro, a questão social relacionada à produção e à reciclagem do lixo. A apresentação será às 3 da tarde no Theatro Treze de Maio e a entrada é gratuita.

* A promoção é da CRVR (Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos), que opera o aterro sanitário, em seu programa de responsabilidade social, com apoio do Ministério da Cultura.

* O acesso é gratuito, possibilitando que todos os interessados participem, e a classificação é livre, atingindo diferentes faixas etárias, com destaque para as crianças. A peça produzida pelo grupo de Santa Maria, Armazém Cultura e Marketing.

* O curso de Artes Cênicas da UFSM, com o grupo Teatro no Buraco apresenta nesta quartao espetáculo teatral “No País das Maravilhas”.

* O chamado “teatro de ocupação” terá início no Calçadão às 4 da tarde e será finalizado na Praça Saldanha Marinho. Para conferir a sinopse e a ficha técnica, clique AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Como votará o ilustre Deputado Jorge Pozzobom? Apoiará o arroxo de Sartori ou vai defender os reajustes dos funcionários públicos? Vamos aguardar coerência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo