EconomiaSanta Maria

ECONOMIA. Estado reconhece Polo de Defesa de Santa Maria como um “Arranjo Produtivo Local” (APL)

Reunião chancelada pela AGDI, e que reconheceu o Polo de Defesa, aconteceu nesta terça-feira
Reunião chancelada pela AGDI, e que reconheceu o Polo de Defesa, aconteceu nesta terça

“Há dois ou três anos, a Região não tinha nenhum Arranjo Produtivo Local (APL); agora temos dos enquadrados como tal e um reconhecido”. É o que salienta o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro, ao comemorar o reconhecimento do Polo de Defesa como APL, o que aconteceu ontem, com a chancel da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

Mas, e o que isso significa objetivamente, além de outras informações, você tem no material publicado pela versão online do jornal A Razão, com texto assinado por Elisa Pereira. A foto é de Divulgação. Acompanhe:

Polo de Defesa de Santa Maria reconhecido como APL

O Polo de Defesa de Santa Maria foi reconhecido como Arranjo Produtivo Local (APL) pelo Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs (NEAT), órgão coordenado pela Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). A aprovação foi realizada em reunião do núcleo, ocorrida terça-feira, dia 5. Na ocasião também foram reconhecidos os APLs Ovinos e Turismo da Região do Alto Camaquã e Apicultura do Vale do Jaguari.

O reconhecimento dos três novos arranjos produtivos gaúchos é a chancela do Governo do Estado necessária para que eles possam participar do Edital 03/2015, que selecionará projetos prioritários de APLs para receberem recursos da AGDI. Além disso, o reconhecimento aumenta a pontuação obtida em um dos critérios do Edital 02/2015, de apoio à governança de APLs. Ambos editais se encontram em período de apresentação de propostas.

Entre os benefícios permanentes do reconhecimento, estão o acesso a projetos e recursos dos órgãos que compõem o NEAT e a habilitação do APL para utilizar recursos priorizados no Orçamento do Estado via Participação Popular Cidadã.

O presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Wilson Serro, ressaltou a importância da aprovação. “É o reconhecimento do governo do RS de que aqui na região temos um Polo de Defesa e o seu enquadramento como um Arranjo Produtivo Local. Desta forma, o governo reconhece que há na região empresas e instituições que possuem iniciativas e ações que permitem a formação de um Polo de Defesa. Este reconhecimento possibilita participar de projetos do governo estadual de busca de recursos para organizar melhor este setor. O primeiro passo e o mais difícil é o reconhecimento”, ressalta Serro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo