FERROVIA. Norte-Sul tem Santa Maria confirmada no trajeto. Parte gaúcha da obra vai custar R$ 8,7 bilhões
Esteve nesta sexta, em Porto Alegre, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues. Com ele esteve Mário Rodrigues Júnior, o presidente da Valec Engenharia, o braço industrial, vamos dizer assim, da parte ferroviária da pasta. Ambos papearam com grandões do empresariado gaúcho, na Federação das Indústrias.
Entre os participantes do encontro, também, o deputado Valdeci Oliveira, que coordena o Comitê de Mobilização pela Norte-Sul (sim, esse foi o assunto das autoridades governitas) na Região Centro. E ele não escondeu a faceirice com a confirmação de que Santa Maria, assim como outras comunas próximas, está no trajeto oficial da ferrovia.
Em relato transmitido por sua assessoria de imprensa, o parlamentar saiu satisfeito com as informações prestadas pelo ministro: “o estudo técnico feito será a principal referência para a elaboração do projeto básico da obra. E no estudo ficou demonstrado, mais uma vez, que o melhor traçado entre Chapecó e Rio Grande é o que passa por 30 municípios gaúchos, entre eles, Cruz Alta, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Itaara, Santa Maria e Cachoeira do Sul. Vou continuar acompanhando, passo a passo, os encaminhamentos para realização dessa obra”, explicou.
A ferrovia, entre a catarinense Chapecó (ela começa em Panorama, no interior paulista) e a gaúcha rio Grande, tem extensão de 860 km, com um orçamento estimado em R$ 8,7 bilhões. Como fazer? Só com parceria público-privada. Ah, sobre o encontro do ministro com empresários, vale conferir o material publicado na versão online do jornal A Razão, com informações do Correio do Povo. A foto é de Tiago Machado (Divulgação). A seguir:
“Ministro garante trecho da Ferrovia Norte-Sul no Rio Grande do Sul…
… O setor industrial e a bancada gaúcha defendem que as obras da Ferrovia Norte-Sul entre Panorama (SP) e Rio Grande comecem pelo Estado. O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues esteve em Porto Alegre nesta sexta-feira para apresentar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental.
Apesar de não haver prazo de início e conclusão, ele assegurou que o trecho que corta o Rio Grande do Sul está garantido. O orçamento estimado entre Chapecó (SC) e o Porto de Rio Grande, que abrange 833 quilômetros, é de R$ 8,7 bilhões – custo menor do que o previsto, porque será possível utilizar uma parte da malha já existente, com algumas adaptações. Santa Maria mais uma vez foi confirmada no traçado duran te a apresentação do estudo.
O traçado dessa parte do trecho deve atingir 30 municípios e foi definido com base nos polos de carga, geografia, meio ambiente e especificidades sociais. Porém, é possível que o caminho seja alterado no projeto. Rodrigues esteve também em Florianópolis e em Curitiba para mostrar os dados e elogiou a união dos três estados em defesa da ferrovia. Ele não se opõe à proposta de iniciar as obras pelo Porto, mas essa definição dependerá da iniciativa privada, que irá explorar o modal.
“Teremos a integração mais rápida da malha ferroviária estadual, beneficiando a produção que se destina ao porto”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande (Fiergs), Heitor Müller. Ele ressaltou que a implementação da ferrovia irá resolver gargalos logísticos da economia gaúcha e ajudará a desenvolver a economia. “É uma das mais antigas aspirações do setor de transportes do Estado”, ressaltou…”
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Mas Ricardo mais iludidos que fomos pelo Schirmer e seus chupetas, e quanta diaria internacional e NADA.
Pessoal; uma correção: no comentário anterior, onde disse "três" anos atrás;…leia-se dez anos atrás ok; desculpem o meu erro!
Alguém ainda lembra da "Santa Fé Vagões"? Aquela fábrica de trens que foi instalada ali no bairro Km-3 a cerca de três anos atrás; lembram? Eu me lembro que na época do anúncio dessa fabriqueta aqui em SM fizeram um festerê imenso; foi uma "Comoção" impressionante; teve politico se derramando em lágrimas de felicidade afirmando que a "Ferrovia" estava voltando a cidade "Berço dos Trens" e blá, blá, blá;…pois bem; esta fábrica não existe mais; foi-se embora da cidade;…no máximo existe ali onde ela estava instalada; um escritório da Santa Fé Vagões; sua sede esta em Curitiba-PR.
É a segunda ou terceira vez que a ferrovia "foi confirmada". "Apesar de não ter prazo de início ou conclusão".
Culpa não é exclusiva do editor, saiu n'A Razão.
Para ficar sentado esperando a notícia chegar precisa diploma de jornalista?
Cara Isabela, não somos de ferro, muito menos o Sr. Editor. É muito difícil fugirmos de nossas PAIXÕES!!!
Nossa! Sério, vc é jornalista? Desde que foi anunciada a candidatura do Valdeci, todas suas matérias, mesmo que nada envolvam o PT, vc direciona a seu candidato! Suas matérias não tem cume informativo, só partidário! Parece estar cavando um Cc em eventual sucesso da candidatura desse ser abominável