CIDADE. Em seis meses, mudanças radicais no fluxo de trânsito em áreas centrais. Anúncio foi feito hoje

É um punhado de alterações. Muitas delas bastante, digamos, radicais. Todas foram anunciadas na tarde de hoje pelo prefeito Cezar Schirmer e pelo secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini. Ainda que não tenham datas exatas de implantação, elas devem começar rapidamente e estar concluídas em seis meses.
Para saber mais das medidas e conferir quais são, confira trecho do material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Luiz Otávio Prates e Ana Bittencourt. A foto é de Gabriel Haesbaert, do jornal A Razão. A seguir:
“…Eixo 1: Nossa Senhora da Medianeira / Nossa Senhora das Dores
Avenida Medianeira x Rua 19 de Novembro:
Objetivo: Servir como via principal para atender o fluxo de veículos que sobem pela Avenida Fernando Ferrai e pela Rua Rigoberto Duarte e acessam a Avenida Medianeira sentido centro/bairro; permitir o retorno pela Rua Gaspar Martins em direção a Avenida Medianeira pela Rua 19 de Novembro; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.
-Abertura do canteiro central no entroncamento da Avenida Medianeira com a Rua 19 de Novembro; Instalação de semáforo veicular com três tempos (um tempo para a Avenida Medianeira, um tempo para a Rua 19 de Novembro, sentido bairro/centro e um tempo para a Rua 19 de Novembro, sentido centro/bairro);
-Alteração do sentido da Rua 19 de Novembro de via de mão dupla para via de mão simples, sentido bairro/centro entre a Avenida Medianeira e Travessa Paraíba;
-Alteração do sentido da Rua 19 de Novembro de sentido bairro/centro para sentido centro/bairro entre a Rua Gaspar Martins e Avenida Medianeira.
Avenida Medianeira x Rua Floriano Peixoto
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento.
-Adoção de ciclo semafórico com dois tempos;
-Alteração do sentido da Rua Rigoberto Duarte de via de mão dupla para via de mão simples, sentido centro/bairro entre a Avenida Medianeira e a Rua José Kruel.
Avenida Medianeira x Rua Serafim Valandro
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento.
– Fechar o canteiro central que permite o retorno livre na Avenida Medianeira do sentido centro/bairro para o sentido bairro/centro;
– Promover o giro à direita de dois veículos, concomitantemente, que transitam pela Avenida Medianeira no sentido da Rua Serafim Valandro.
Avenida Medianeira x Rua Duque de Caxias
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento.
– Adoção de ciclo semafórico com 02 tempos;
– Alteração do sentido da Rua Duque de Caxias de via de mão dupla para via de mão simples, sentido centro/bairro entre a Avenida Medianeira e a Rua Tamanday.
Avenida Medianeira x Rua Heitor Campos
Objetivo: Servir como via principal para atender o fluxo de veículos que sobem pela Rua Duque de Caxias e acessam a Avenida Medianeira, sentido centro/bairro; permitir o retorno pela Rua Duque de Caxias e Doutor Theodorico em direção a Avenida Medianeira pela Heitor Campos; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.
– Abertura do canteiro central no entroncamento da Avenida Medianeira com a Rua Heitor Campos;
– Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Medianeira e um tempo para a Rua Heitor Campos, sentido bairro/centro);
– Alteração do sentido da Heitor Campos de via de mão dupla para a via de mão simples, sentido bairro/centro entre a Avenida Medianeira e Rua Doutor Theodorico.
Avenida Medianeira x Rua Visconde de Pelotas
Objetivo: Permitir o acesso de veículos que sobem a Avenida Medianeira e acessam a Rua Visconde de Pelotas com ciclo fixo semafórico; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.
– Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Medianeira e um tempo para a Rua Visconde de Pelotas sentido bairro/centro).
Avenida Medianeira x Rua Appel
Objetivo: Permitir o acesso de veículos que sobem a Rua Appel e acessam a Avenida Medianeira com ciclo fixo semafórico; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.
– Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Medianeira e um tempo para a Rua Appel sentido centro/bairro);
Outras medidas:
– Fechamento do canteiro central da Avenida Medianeira para acesso a Rua Doutor Tury;
– Fechamento do canteiro central da Avenida Medianeira, em frente a Mercado Nacional e Auto Posto Dutra;
– Fechamento do canteiro central da Avenida Medianeira, em frente à Basílica da Medianeira;
– Fechamento do canteiro Central da Avenida Medianeira, para acesso a Rua General Osório;
– Fechamento do canteiro central da Avenida Medianeira, para acesso a Rua Cândida Vargas;
– Sinalização horizontal completa da Avenida Medianeira, entre a Rua General Neto e Avenida Ângelo Bolson;
– Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra da Avenida Medianeira entre a Rua General Neto e Avenida Ângelo Bolson.
Eixo 2: Avenida Presidente Vargas / José Bonifácio / Pinheiro Machado
Rua Pinheiro Machado x Rua Professor Braga
Objetivo: Ordenar o fluxo de veículos e pedestres no cruzamento; permitir o retorno pela Rua José Bonifácio em direção a Avenida Presidente Vargas pela Rua Professor Braga; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Presidente Vargas.
– Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Rua Pinheiro Machado e um tempo para a Rua André Marques).
Avenida Presidente Vargas x Rua Conde de Porto Alegre
Objetivo: Permitir o acesso de veículos que sobem a Rua Conde de Porto Alegre e acessam a Avenida Presidente Vargas; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.
– Abertura do canteiro central no entroncamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Conde de Porto Alegre;
– Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Presidente Vargas e um tempo para a Rua Conde de Porto Alegre sentido bairro/centro).
Avenida Presidente Vargas x Avenida Borges de Medeiros
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento
– Adoção de ciclo semafórico com dois tempos.
Avenida Presidente Vargas x Avenida Ângelo Bolson x Avenida Liberdade
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento.
– Adoção de ciclo semafórico com dois tempos.
Avenida Presidente Vargas X Rua Justino Couto
Objetivo: Permitir o retorno pela Avenida Liberdade e pela Rua Primeiro de Maio, em direção a Avenida Presidente Vargas pela Rua Justino Couto; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.
– Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Presidente Vargas e um tempo para a Rua Justino Couto bairro/centro);
– Alteração do sentido da Rua Justino Couto de via de mão dupla para via de mão simples sentido bairro/centro entre as Ruas Primeiro de Maio e Demétrio Ribeiro;
– Alteração do sentido da Rua Primeiro de Maio de via de mão dupla para via de mão simples sentido centro/bairro entre as Ruas Samuel Kruschim e Justino Couto;
Outras Medidas:
– Fechamento do canteiro central da Avenida Presidente Vargas para acesso a Rua Roberto Holterman;
– Fechamento do canteiro central da Avenida Presidente Vargas para acesso a Rua João Pinheiro Rofmeister.
– Fechamento do canteiro central da Avenida Presidente Vargas para acesso a Rua Carlos Gomes;
– Fechamento do canteiro central da Avenida Presidente Vargas para acesso a Rua Visconde de Mauá;
– Redesenho do entroncamento da Avenida presidente Vargas com as Ruas das Rosas, jasmins e Cravos;
– Sinalização horizontal completa da Avenida Presidente Vargas entre a Rua Floriano Peixoto e Avenida Maurício S. Sobrinho;
– Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra da Avenida Presidente Vargas entre a Rua Floriano Peixoto e Avenida Maurício S. Sobrinho.
– Sinalização horizontal completa das Ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado entre as Ruas Floriano Peixoto e General Neto;
– Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra das Ruas José Bonifácio e Pinheiro machado entre as Ruas Floriano Peixoto e General Neto.
Eixo 3: Avenida Rio Branco / Rua do Acampamento / Avenida Fernando Ferrari
Avenida Rio Branco x Rua Vale Machado
Objetivo: Ordenar o fluxo de veículos e pedestres no cruzamento; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Rio Branco.
– Adoção de ciclo semafórico de dois tempos;
– Implantação de ciclo semafórico fixo para pedestres;
Avenida Rio Branco x Rua Silva Jardim
Objetivo: Ordenar o fluxo de veículos e pedestres no cruzamento; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Rio Branco.
– Adoção de ciclo semafórico de dois tempos;
– Implantação de ciclo semafórico fixo para pedestres;
Avenida Rio Branco x Rua dos Andradas
Objetivo: Ordenar o fluxo de veículos e pedestres no cruzamento; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Rio Branco.
– Adoção de ciclo semafórico de dois tempos;
– Implantação de ciclo semafórico fixo para pedestres;
Outras medidas:
– Readequação e recuperação dos pontos de ônibus na Avenida Rio Branco;
– Readequação e recuperação do ponto de ônibus na Rua do Acampamento;
– Sinalização horizontal completa da Avenida Rio Branco entre as Ruas Vale Machado e Venâncio Aires;
– Sinalização horizontal completa da Rua do Acampamento entre a Rua Venâncio Aires e Avenida Medianeira;
– Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra da Avenida Rio Branco entre as Ruas Vale Machado e Venâncio Aires;
– Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra da Rua do Acampamento entre a Rua Venâncio Aires e Avenida Medianeira…”
PARA LER A ÍNTEGRA, E TAMBÉM ACESSAR OS MAPAS, CLIQUE AQUI.
Assim colocado tudo funciona maravilhosamente. Só faltou informarem se as carroças vão continuar atravancando o trânsito e parando em fila dupla nos containeres.