Meio AmbientePrefeitura

CIDADE. Semana do Meio Ambiente tem visita ao Parque dos Morros, apresentação teatral e muito mais

Ações começaram de manhã, no Parque Municipal dos Morros. À tarde, no Treze de Maio, o espetáculo teatral (foto) Terra à Vista 2

Por ERENICE DE OLIVEIRA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), é uma data para promover a conscientização sobre o assunto. Por isso, a Prefeitura de Santa Maria instituiu o tema “Desafio Ambiental: unir forças para o despertar de uma nova cultura” para  a edição de 2019.

A manhã desta data especial começou com a visitação guiada com alunos e professores da EEEM Professora Naura Teixeira Pinheiro ao Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM), que fica na Zona Norte da cidade. De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme da Rocha,  os visitantes caminharam dentro da zona de uso intensivo até a área do primeiro mirante, conhecido como Mirante da Fêmea.

Rocha explicou que o parque tem área territorial entre 150 e 160 hectares, com paisagem de planalto e mata atlântica. Segundo ele, essa extensão é necessária, pois o local abriga animais caçadores, como felinos e canídeos, inclusive de médios e grandes portes, caso da Jaguatirica (espécie de gato do mato grande). O grupo também conheceu a recém-criada área de plantio com 40 mil mudas de espécies nativas.

“Em meio a tantas atribuições e competências municipais, destacamos assuntos como as áreas protegidas, as discussões sobre espaços fragmentados e a necessária gestão territorial integrada. O Parque dos Morros foi apresentado como unidade de conservação em significativa área contígua e com conectividade direta a remanescentes íntegros, que compõem zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e do Corredor Ecológico da Quarta Colônia”, esclareceu o secretário adjunto.

À tarde, a partir das 14h30min, o Theatro Treze de Maio ficou lotado com a participação de Escolas do Município para assistir à peça Terra a Vista 2 , da Companhia Rio-Grandense de Valorização de Resíduos (CRVR). O espetáculo começou com uma apresentação audiovisual que abordou os diferentes aproveitamentos que os resíduos podem ganhar quando são transformados. Em seguida, os personagens do vídeo desembarcaram no palco do teatro e fizeram a alegria da garotada, que se divertiu interagindo com os atores em temas como reciclagem de lixo e a sua correta destinação.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da CRVR, Leomyr  Girondi, afirma que a trajetória de sucesso do espetáculo está na abrangência e no pioneirismo do projeto, que,  de forma lúdica, leva cultura e consciência ambiental às comunidades. Na sequência, alunos da EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio distribuíram mudas, poesia e textos sobre o meio ambiente a quem passava pela Praça Saldanha Marinho.

Já a noite foi reservada a palestras no anfiteatro do Colégio Politécnico como Regulamentação das atividades profissionais do Técnico em Meio Ambiente, com Mauricio Flores dos Santos (Conselho Federal dos Técnicos Industriais – CFT/RS); e Relatos sobre a experiência do Técnico em Meio Ambiente no mundo do trabalho e perspectivas profissionais, com Felipe Minuzzi (Ecotires – Faxinal do Soturno, RS) e Vanessa Corales dos Santos (SEMA – Santa Maria, RS)

Também a Coleta Seletiva seria discutida pelo palestrante Marcus Vinicius Barboza Nunes, representante da Cooperativa de Trabalho de Inservíveis e Reciclados, no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, INCLUSIVE COM A PROGRAMAÇÃO COMPLETA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo