LUNETA ELETRÔNICA. Zelotes na AL, Farroupilhas e ajuste, Junta Comercial, #vemprocras, Daniel Coronel
* Uma semana quente é o que se aguarda na Assembleia, ao longo da semana que está iniciando. Devem acontecer, por exemplo, as primeiras votações do ajuste fiscal do governador Sartori.
* Na reunião de líderes partidários, no final da manhã de terça, já se saberá se alguns dos projetos (e o que acaba com Fundações, como a da Saúde, por exemplo, é um deles) serão votados, já, pelos parlamentares.
* A discussão dá uma folga na quarta, quando está prevista a tradicional sessão solene que homenageia os heróis farroupilhas. Aí, tudo é festa.
* Mas, talvez, o principal evento da semana, no parlamento gaúcho, ocorre mesmo é nesta segunda: por iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público Estadual, haverá uma audiência pública sobre a Operação Zelotes.
* Praticamente ignorada pela mídia (as exceções contam-se nos dedos de uma mão), a Operação que pode pegar gaúchos graúdos por sonegação de impostos e corrupção será bem explicadinha.
* Não se imagina uma grande explosão midiática, mas será interessante verificar o comportamento de uns e outros, diante das explicações sobre a falcatrua, a serem oferecidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
* A partir desta segunda, o Escritório Regional da Junta Comercial, que estava no 4º andar do Centro Administrativo Municipal, passará a funcionar no 7º andar do prédio da Cacism.
* O órgão é mantido através de uma PARCERIA entre a prefeitura e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria. Além da mudança de local, o Escritório também altera o horário de funcionamento ao público, que passará a ser das 8 da manhã às 2 da tarde.
* A Prefeituravia Secretaria de Desenvolvimento Social lançou, no início deste mês, o Projeto Ação Social #VEMPROCRAS.
* O projeto tem por objetivo garantir, às famílias em situação de vulnerabilidade, o direito ao acesso à cidadania. Neste sentido, foi elaborado um cronograma, que iniciou dia 4 e encerra em 20 de novembro, com atendimento descentralizado nos bairros Santa Marta, Chácara das Flores e Maringá.
* A ação acontece entre 9 da manhã e meio dia, junto aos CRAS ou em escolas das regiões e um punhado de serviços é oferecido ao público.
* Entre eles estão o encaminhamento para documentação, atualização e novos cadastros do Programa Bolsa Família; palestras e elaboração de currículo para os jovens, a partir de 14 anos, para encaminhamento de emprego.
* Daniel Arruda Coronel, professor e doutor, e um dos colaboradores habituais deste sítio, foi eleito membro da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL).
* Coronel é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
* Atualmente é Diretor da Editora da UFSM, Membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da FAPERGS e Membro do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria.
* O novo integrante da ASL também publicou dois livros e organizou um, e é autor de mais de quinze capítulos de livros, bem como de mais de cento e cinquenta artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
“A Receita Federal deve estar falando de uma operação que fizemos com a Telefônica, supostamente em 2011. Mas a RBS não agiu por mal. Nós apenas contratamos, inadvertidamente, um dos escritórios de advocacia hoje identificado como sendo de lobistas que subornavam conselheiros do Carf. Por favor, acreditem: eu não sabia de nada”
Duda Sirotsky em 20/08/2015
Brasil 247- O seu Jornal Digital.