Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EstadoSegurança

SEGURANÇA. Secretário recusa pedir ajuda da Força Nacional e diz que a população também pode prender

Na capital gaúcha, posto de saúde foi fechado por conta da insegurança (foto Correio do Povo)
Na capital gaúcha, posto de saúde foi fechado por conta da insegurança (foto Correio do Povo)

Tecnica e legalmente, é preciso dizer: o secretário de Segurança, Wantuir Jacini, está certo. A Constituição garante que qualquer um de nós pode prender em flagrante quem comete qualquer delito. Mas, no mundo real, isso chega a parecer um deboche – com todo o respeito ao delegado federal que responde pela segurança pública no Rio Grande do Sul.

Objetivamente, no caso do policiamento ostensivo, diz que a Brigada Militar deveria ter 33 mil integrantes. Tem pouco mais que a metade e não há garantia alguma de chamada de concursados já aprovados e que poderiam, quem sabe, minorar a situação. Bueno, mas qual o contexto em que foi feita a afirmação de Jacini? Vai que o editor esteja exagerando. Então, confira você mesmo a reportagem disponível na versão online do Correio do Povo. O texto é de Samantha Klein, da Rádio Guaíba. A seguir:

SSP nega Força Nacional e diz que população pode agir em caso de violência

O secretário estadual da Segurança Pública (SSP), Wantuir Jacini, negou mais uma vez o pedido renovado pelo prefeito José Fortunati para a convocação da Força Nacional de Segurança. Ele ainda respaldou o a própria população a prender aqueles que cometem delitos. As declarações ocorrem após um dia violento na Vila Cruzeiro, zona Sul de Porto Alegre.

“Concordo que a sociedade não tem esse preparo, no entanto, a lei permite que qualquer cidadão prenda em flagrante quem estiver cometendo crimes. A obrigação é da polícia, não estou dizendo que todo cidadão faça isso, mas a pessoas mais desprendidas que fizerem estão respaldadas pela lei. Melhor seria não atuar, mas se for inevitável, que atuem”, afirmou ele, em entrevista ao programa Conexão Guaíba, da Rádio Guaíba.

Quanto ao pedido de Fortunati, Jacini acrescentou que o policiamento ostensivo deve ser realizado pela Brigada Militar. O dirigente ressaltou que a Força Nacional de Segurança somente deve ser solicitada para eventos fora da competência da BM.

“Acontece que a Força Nacional tem 150 homens enquanto a Brigada Militar tem 3 mil. A Força Nacional pode ser empregada para questões específicas, como a necessidade de transferência de detentos de um presídio ou a desobstrução de uma rodovia, como aconteceu no início do ano”, afirmou, referindo-se aos protestos de caminhoneiros que resultou em diversas estradas federais bloqueadas.

Novamente por meio do Twitter, Fortunati cobrou ação mais enérgica na questão da segurança e criticou o titular da SSP: “O secretário de Segurança afirma que eu não o procurei para falar sobre a Força Nacional. Eu falei com o governador, a quem ele é subordinado. Ou ele faz parte de uma república independente dentro do governo?”, escreveu…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Uso da Força Nacional é episódico, basta ver a legislação. Mandariam pouca gente que mal resolveria o problema de POA. Ainda por cima choveria pedidos em BSB, não é só aqui que existe o problema. Pior, os membros da Força são cedidos por outras PM's, não é tão simples assim.
    Nomear concursados sem dinheiro para pagar a folha é para dar risada.
    Fora a oposição (óbvia), existe quem queira o deputado Enio Bacci na secretaria. Por acaso do PDT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo